Rolls-Royce divulga detalhes e fotos do seu primeiro carro 100% elétrico

Confira as primeiras imagens e detalhes do Rolls-Royce Spectre, cupê 100% elétrico que será lançado no fim de 2023

O BMW Group revelou informações e fotos do primeiro carro da marca Rolls-Royce 100% elétrico. Posicionado entre os modelos Cullinam e Phantom, o Rolls-Royce Spectre custará a partir de US$ 413.500, o equivalente a R$ 2,1 milhões na conversão direta, sem impostos. As primeiras unidades serão entregues no último trimestre de 2023.

Conheça o Rolls-Royce Spectre em detalhes

Rolls-Royce Spectre, o primeiro elétrico da marca (Foto: Divulgação/BMW Group)

Conforme relembra a marca britânica, em 1900, o cofundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro elétrico para os automóveis, reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor de combustão interna – desde que houvesse infraestrutura suficiente para apoiá-lo. O torque instantâneo e o funcionamento silencioso definiram as características para o desenvolvimento do Rolls-Royce Spectre.

Mesmo elétrico, Spectre tem estilo próximo ao dos Rolls-Royce a combustão (Foto: Divulgação/BMW Group)

O Spectre marca o início da eletrificação completa da Rolls-Royce Motor Cars – hoje pertencente ao Grupo BMW. Até 2030, todo o portfólio da marca será totalmente elétrico. Ao revelar o Spectre, a Rolls-Royce cria uma classe de automóveis original, batizada de Ultra-Luxury Electric Super Coupé – coupé elétrico de alto luxo.

Rolls-Royce capricha na aerodinâmica

Rolls-Royce Spectre (Foto: Divulgação/BMW Group)

As palhetas da tradicional grade Pantheon, que identificam a marca, agora são mais suaves e mais niveladas. Segundo o fabricante, foram projetadas para ajudar direcionar o ar ao redor da frente do carro. 

Juntamente com a estatueta Spirit of Ecstasy com design aerodinâmico, a grade torna o Spectre o Rolls-Royce mais aerodinâmico já produzido. A grade é suavemente iluminada, com 22 LEDs iluminando a parte traseira jateada de cada palheta.

A característica mais chamativa do design é o estilo cupê do Spectre. As proporções do elétrico exigiram que os designers optassem por rodas de 23 polegadas no modelo. Por dentro, o carro de alto luxo traz as Starlight Doors – portas que incorporam 5.876 ‘estrelas’ suavemente iluminadas no teto.

O Spectre é montado sobre uma nova arquitetura de estrutura de alumínio altamente flexível, adaptada para modelos elétricos. As sofisticadas seções de alumínio e a integração da bateria na estrutura do automóvel permitem que ele seja 30% mais rígido do que qualquer Rolls-Royce anterior.

Rolls-Royce Spectre (Foto: Divulgação/BMW Group)

Foi criado um canal para fiação e tubulação de controle climático entre a bateria e o piso, proporcionando um perfil de piso completamente liso. Isso não apenas cria uma cabine envolvente, mas também utiliza a bateria, que pesa 700 kg, como isolamento acústico.

A suspensão, como em todo Rolls-Royce, é adaptativa e integrada com uma série de sensores, que fazem a leitura da superfície de onde o Spectre trafega para oferecer a marca registrada da Rolls-Royce: o “passeio de tapete mágico”.

Motor de 577 cv

Segundo o BMW Group, “os números finais de potência, aceleração e alcance ainda estão sendo refinados”, visto que o ajuste fino do Spectre está em fase final. Dados preliminares mostram que o Spectre terá uma autonomia de até 416 km (ciclo EPA) e motor que rende 577 cv de potência e 91,8 kgfm de torque. Estima-se que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

Rolls-Royce Spectre (Foto: Divulgação/BMW Group)

O novo modelo da Rolls-Royce ainda terá muitos meses de testes e otimização pela frente, antes do seu lançamento no mercado, no quarto trimestre de 2023. Portanto, os números acima poderão se alterar.

Apesar do luxo e preço bastante elevado, o Spectre não chegará a figurar na lista dos carros mais caros do mundo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA