Confira os pontos que vêm incomodando os donos do VW Polo 2023

Apesar de mais tecnológico e barato, o VW Polo 2023 estreou com mudanças que não agradaram a todos. Saiba quais são!

O VW Polo 2023 começou a ser vendido em setembro nas concessionárias de todo o país. O modelo veio renovado, com novo design e mudanças na mecânica.

Por outro lado, o hatch perdeu atributos que alguns consumidores não gostaram, apesar de o modelo ter ficado até R$ 7 mil mais barato que a versão 2022.

A seguir, confira o que o Garagem360 apurou e que vem incomodando um pouco quem apostou no novo VW Polo.

Confira os pontos que vêm incomodando os donos do VW Polo 2023

VW Polo 2023

O que decepciona no VW Polo 2023

As reações, realmente, foram diversas assim que o hatch foi lançado. Como já citado anteriormente, houve redução de preços nas nas versões Comfortline e Highline.

Preço baixo com menos atributos

Mas, com a redução, muita gente não gostou da perda de potência do motor TSI. Isso porque o propulsor 1.0 três-cilindros turboflex foi submetido a uma recalibração – deixando, assim, de  render 128/116 cv de potência (etanol/gasolina). Além disso, houve redução do torque máximo, que era de 20,4 kgfm.

Com motor turbo, as versões do Polo 2023 agora produzem 116/109 cv e 16,8 kgfm (com etanol ou gasolina).

A Volkswagen se manifestou e justificou que é a primeira vez que o valor do Polo sofreu redução na tabela. As versões automáticas Comfortline TSI e Highline TSI caíram, respectivamente de R$ 109.000 para R$ 102.990 e de R$ 117.000 para R$ 109.990.

Já a inédita versão TSI manual é oferecida por R$ 92.990.

VW Polo 2023 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Câmbio automático e tambor não agradaram

Mas vale ressaltar que, para reduzir os preços, o VW Polo 2023 perdeu outros atributos e o mais “reclamado” é o câmbio automático de seis marchas da Aisin AQ200, que fora substituído pela caixa AQ160 da extinta versão 1.6 MSI. Isso ocorreu devido à redução no torque, já que a caixa AQ160 é capaz de suportar o menor torque do motor 170 TSI.

Painel do novo Polo (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Outro ponto que vem incomodando e causando insatisfação é que o hatch, até a linha 2022, contava com freios a disco nas quatro rodas nas versões turbo – apenas as configurações 1.0 MPI e 1.6 MSI eram equipadas com pares traseiros a tambor.

Na linha 2023, todas as versões do Polo contam com freios traseiros a tambor – o que não agradou muito.

Para finalizar, os preços das versões da linha 2023 do VW Polo são:

  • MPI manual – R$ 82.990
  • TSI manual – R$ 92.990
  • Comfortline TSI AT – R$ 101.990
  • Highline TSI AT – R$ 109.990

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA