App para anunciar venda de carros online é lançado na Bahia; saiba como usar

O Detran da Bahia anunciou que os proprietários de veículos agora podem usar o CDT para anunciar a venda de carros de forma online.

Proprietários de veículos agora podem usar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para anunciar a venda de carros; conforme anuncia o Detran do estado; veja como funciona!

O Detran da Bahia anunciou que os proprietários de veículos agora podem usar o CDT para anunciar a venda de carros de forma online

O Detran da Bahia anunciou que os proprietários de veículos agora podem usar o CDT para anunciar a venda de carros de forma online (Foto: Freepik)

Detran-BA adere à venda de carros online através da CDT

Desde a manhã de hoje, 01 de novembro, a venda de veículos na Bahia dá mais um passo no quesito modernização e segurança. O Detran-BA, o Departamento Estadual de Trânsito do estado, passa a aderir ao sistema da venda online de veículos por meio digital.

Através da Carteira Digital do Trânsito (CDT), a venda e compra poderá ser efetivada sem a necessidade de reconhecimento de firma e utilizando o aplicativo no celular.

O sistema prevê também maior segurança nas operações. A venda digital é o registro da intenção de venda e a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo digital (ATPV-e). É valido ressaltar que o serviço só estará disponível para veículos com o CRV digital, que passou a ser emitido em janeiro de 2021.

Segundo o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a novidade é outro passo importante no processo de modernização do órgão.

“Estamos aderindo ao sistema nacional. É uma mudança natural, em que o cidadão vai economizar tempo e dinheiro. Não será mais necessário o reconhecimento de firma, já que a validação e assinatura acontecem via sistema do Gov.br, de reconhecimento facial. Para o comprador, é segurança de que aquele veículo não possui nenhum tipo de restrição, já que o processo é interrompido caso exista algum empecilho no documento do carro”.

Esse é o primeiro passo na compra/venda de um veículo. Após assinatura e autorização de transferência de propriedade, será necessário a ida presencial ao Detran-BA para que seja feita a vistoria e, consequentemente, a transferência do veículo.

O Detran da Bahia anunciou que os proprietários de veículos agora podem usar o CDT para anunciar a venda de carros de forma online

Nova função pode gerar mais facilidade e segurança (Foto: Freepik)

O passo a passo para usar a função no CDT

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) já está disponível nas diferentes lojas virtuais e é gratuito. Para a venda digital é exigido o nível máximo de segurança no sistema Gov.br.

Para usar o serviço o vendedor deverá acessar o app, registrar a intenção de venda, informar o CPF do comprador e, assim será gerada a ATPV-e. O Comprador será notificado e vai assinar a ATPV-e digitalmente.

O vendedor também realiza a assinatura digital e as informações vão para o sistema. Por fim, o comprador deverá ir ao Detran realizar a vistoria e solicitar a transferência de propriedade de veículo. O sistema já está em operação em dez estados do país.

É válido lembrar que o CDT também possui diversas funções que facilitam a vida do condutor, como a CNH digital, CRLV digital e também o RNPC, o Registro Nacional Positivo de Condutor.

O Detran da Bahia anunciou que os proprietários de veículos agora podem usar o CDT para anunciar a venda de carros de forma online

App também possui outras funções (Foto: Freepik)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA