Passo a passo para consultar pontos na CNH
Com a cidade cheia de radares, o cuidado com as multas precisa ser maior. Uma das formas de se fiscalizar é consultar os pontos na CNH.
Com a cidade cheia de guardas e radares, o cuidado com as multas precisa ser maior por parte dos motoristas. Uma das formas de se fiscalizar é consultar os pontos na CNH. Muitos não sabem, mas é muito simples realizar essa consulta, podendo ser feito no conforto de sua casa via internet.
O Garagem 360 preparou um passo a passo para você não marcar bobeira e conferir seus pontos na CNH
Como consultar seus pontos na CNH
Também é possível realizar a consulta pessoalmente na unidade do Detran mais próxima da sua casa. Mas é mais confortável realizar a consulta da sua casa. O primeiro passo é acessar o site do Detran de seu estado, com CNH e documento do veículo em mãos.
Após isso, é necessário realizar o login. Dentro de seu acesso pessoal, clique em “CNH – Habilitação” e depois em “Pontos na CNH – Consulta e Certidão”. Após confirmar seus dados e realizar a pesquisa, caso haja pontuação ela estará discriminada — caso não haja, aparecerá a mensagem “Condutor sem pontuação”
Outro método para conferir seus pontos na CNH é pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Ao abrir a aplicação e realizar seu login na plataforma, toque em “infrações na tela principal, e depois “por Infrator”. Estará lá detalhada as infrações realizadas pelo motorista, caso não esteja registrada infração, aparecerá na tela “Você não possui infrações registradas”.
Outra importante consulta online para motoristas é no site da PRF, que disponibiliza o serviço “Nada Consta”, utilizado para notificar se o veículo tem multa por descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.
Esta consulta mostra as multas que não foram pagas. Ressalta-se que as notificações de violação extraídas podem ser incluídas no sistema até 30 dias após a violação. Isso significa que até trinta dias antes da data da consulta, o veículo pode ter sido multado e a multa ainda não constar no banco de dados do sistema e nada consta na PRF.
Caso haja algum registro de infrações durante a consulta, o usuário pode gerar um boleto para pagamento da multa. Para verificar a multa, é necessário fornecer a placa do veículo e o número do Renavam, este último é como um RG ou CPF de seu veículo, que significa Registro Nacional de Veículos.
O Renavam funciona como um registro único para cada carro. Ele é criado quando o automóvel é registrado pela primeira vez no DETRAN, no estado em que reside seu primeiro proprietário.
Ele registra informações sobre o veículo, suas características, multas, placas, licenças, mudanças de proprietários, furtos, etc. Todas essas informações são mantidas pelo Denatran.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.