Conheça o carro-conceito 100% elétrico da parceria entre Citroën-Basf

A Citroën e a Basf revelaram o carro-conceito totalmente elétrico Citroën oli, que traz economia com a redução de peso e do uso de recursos. 

A Citroën e a Basf revelaram o carro-conceito totalmente elétrico Citroën oli – de all-ë, ou totalmente elétrico. Trata-se de um esboço do quanto pode ser economizado reduzindo o peso e o uso de recursos. 

Com velocidade limitada a 110 km/h, o carro-conceito ganha um alcance mais amplo e melhora significativamente a vida útil da bateria. A abordagem minimalista abriu caminho para um design inovador.

O carro-conceito 100% elétrico Citroën oli

Carro-conceito Citroën oli (Foto: Divulgação)

“O carro-conceito mostra o que pode ser alcançado quando os parceiros confiam uns nos outros e são ousados o suficiente para trilhar novos caminhos”, ressalta Uta Holzenkamp, presidente da Divisão de Tintas da Basf. “O resultado é um microcosmo de ideias e soluções que vão muito além do conceito original”.

O executivo explica que vários componentes foram radicalmente reinterpretados e construídos usando materiais em um contexto diferente. Por exemplo, o encosto do banco é inteiramente impresso em 3D com um material plástico flexível. 

Carro-conceito de Citroën e Basf (Foto: Divulgação)

A estrutura de malha aberta proporciona um fluxo de ar natural, substituindo toda a ventilação do assento. Para isso, assim como para produzir cerca de vinte peças, foi utilizada a competência do escritório de serviços de impressão 3D Sculpteo, na França, uma marca da Basf. 

“E não se preocupe em procurar um sistema de som ou de navegação, porque você não encontrará um. Afinal, a maioria dos clientes tem um telefone celular e um alto-falante portátil, que pode ser plugado ao painel e automaticamente conectado ao veículo.”

Carro-conceito de Citroën e Basf (Foto: Divulgação)

Aumento da sustentabilidade com redução da complexidade

Outra característica marcante do carro-conceito é que muitos dos novos componentes são projetados e fabricados a partir de materiais da mesma família de produtos químicos. Componentes colados e soldados feitos de diferentes materiais são um desafio na reciclagem mecânica. Por essa razão, os designers criaram o maior número possível de componentes a partir de um único material.

Esse princípio de simplicidade também foi implementado durante a produção. Com as portas do motorista e do passageiro da frente sendo idênticas, há economia em ferramentas de prensagem e redução da complexidade. O mesmo se aplica a todas as caixas de rodas e para-choques. 

“O carro-conceito oli é a prova de que a sustentabilidade e um design atraente não são contraditórios”, afirma a Basf.

A cor da carroceria transmite perfeitamente o conceito do carro. À primeira vista parece ser uma cor branca pura, mas foram adicionadas partículas de mica para enfatizar a forma do carro. Em contraste com o exterior, os materiais do interior – como os bancos e o piso – foram pintados com uma cor laranja intensa, próxima ao vermelho.

Soluções de material para um carro-conceito inovador

Carro-conceito de Citroën e Basf (Foto: Divulgação)

Muitas soluções automotivas ajudaram a implementar o conceito. Outro plástico de alto desempenho da Basf pode ser encontrado nos apoios de braço traseiros e no piso interno – o Infinergy, um poliuretano termoplástico expandido (TPU) que também é utilizado em calçados de corrida e pisos esportivos. 

É elástico como a borracha, mas mais leve, robusto e altamente resistente à abrasão. No oli, o material proporciona uma superfície agradável, mas estável em apoios de braço e pisos. Além disso, amortece o ruído e as vibrações.

Além disso, uma tinta especial foi aplicada para assegurar uma vida útil extralonga. A tinta à base de água NovaCoat-P protege substratos macios contra a abrasão, radiação UV, sujeira e produtos químicos. E como o piso é impermeável, ele pode ser facilmente limpo com água. É aqui que os plugues integrados feitos de Elastollan são úteis, pois podem ser removidos para drenar água e sujeira.

O peso do exterior do veículo também foi consideravelmente reduzido, aumentando a estabilidade e a durabilidade ao mesmo tempo. O capô, teto e porta-malas são feitos de painéis que combinam o sistema de poliuretano Elastoflex e o sistema de pintura por spray Elastocoat. 

Carro-conceito de Citroën e Basf (Foto: Divulgação)

Graças à estrutura em forma de sanduíche alveolar, os painéis são tão estáveis que você pode até ficar de pé sobre eles – isto faz parte da funcionalidade do veículo.

Usado para pintar a carroceria do carro, o R-M Agilis é outro produto Basf que proporciona maior sustentabilidade. A tinta à base de água tem um teor muito baixo de compostos orgânicos voláteis. 

O revestimento e-coat CathoGuard 800 protege a caixa da bateria contra a corrosão, contribuindo para uma maior economia de recursos. Destaca-se por seu alto desempenho e ecocompatibilidade por ser livre de estanho e com baixo teor de solventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA