Nova CNH: saiba em que situações novo modelo é obrigatório

As CNHs no modelo antigo continuam em vigência até a data de validade. Porém, em algumas situações, a emissão da nova CNH é obrigatória.

Nesta semana completam-se cinco meses que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o País começaram a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova CNH ampliou a segurança do documento do motorista, com uso o de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

As CNHs no modelo antigo continuam valendo de acordo com a data impressa no documento. Porém, em algumas situações, a emissão da nova CNH é obrigatória.

Saiba quando é necessário emitir a nova CNH

O Detran do Ceará iniciou o projeto que auxilia não alfabetizados na obtenção da CNH, o ABCDetran

Modelo antigo da CNH deve ser substituído em sete situações (Foto: Reprodução)

De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), expedida em dezembro de 2021, a emissão da nova CNH é obrigatória nos sete casos a seguir:

  1. Para conseguir a permissão para dirigir (PPD), com validade de 1 ano;
  2. Substituição da PPD pela CNH definitiva (ao término do prazo de 1 ano);
  3. Caso haja adição de categoria;
  4. Para alteração de dados que constam na CNH;
  5. Na solicitação de emissão da versão física da CNH (2ª via);
  6. Caso haja reabilitação do condutor;
  7. Em casos de substituição de habilitação estrangeira.

Conheça a nova CNH

Confira todos os detalhes sobre a nova CNH

Novo formato do documento (Foto: Divulgação)

O novo modelo do documento conta com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação da habilitação para conduzir – indicação por meio da letra P se o condutor tem apenas permissão ou D se tem a CNH definitiva.

Há ainda um campo para indicar se o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar e outro para a anotação de possíveis restrições médicas. O QR Code,  já disponível nos documentos emitidos desde 2017, será mantido na nova versão da CNH. Ele armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção apenas da assinatura do condutor.

As mudanças realizadas pelo Contran na nova carteira de motorista brasileira têm o objetivo de dificultar as falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional. 

A nova CNH conta com novos dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.

Mesmo estando mais alinhada ao padrão internacional, para a condução de carros no exterior ainda é necessário obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Validade

Com relação à sua validade, as regras permanecem as mesmas:

  • Até 50 anos de idade – 10 anos de validade
  • Entre 50 e 69 anos de idade –  5 anos de validade
  • A partir de 70 anos de idade – 3 anos de validade
Carteira Digital de Trânsito permite acesso ao CTB

Carteira Digital de Trânsito (Foto: Divulgação)

A CNH é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional, servindo como documento individual de identificação e aceito em todo o País. O documento possui a versão física e digital – disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), em versões para Android e IOS.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA