Criminosos que hackeavam carros para roubar são detidos; entenda o caso

Entenda como funcionava o esquema da quadrilha que hackeava o sistema da chave presencial para roubar carros na Europa.

Ao todo 31 pessoas foram presas acusadas de participar de roubos de carros em países do Europa, como França e Espanha. O esquema dos crimes consistia em hackear veículos que possuíam chaves presenciais.

Entenda como funcionava o esquema da quadrilha que hackeava o sistema da chave presencial para roubar carros na Europa

Entenda como funcionava o esquema da quadrilha que hackeava o sistema da chave presencial para roubar carros na Europa (Foto: Freepik)

Esquema de roubo de carros é desfeito na Europa

A Europol, Agência da União Europeia para Cooperação Policial, realizou a prisão de 31 suspeitos de participarem de um esquema de roubo de carros em países no continente europeu, como França, Espanha e Letônia. A prisão foi anunciada no último dia 17, segunda-feira.

Os criminosos praticavam o roubo através de um sistema que hackeava a chave presencial dos automóveis, a ação permitia que os bandidos entrassem no veículo e dessem partida sem arrombamento das portas ou quaisquer outras formas que danificassem o automóvel.

De acordo com a polícia, a quadrilha era composta por desenvolvedores do software responsável por roubar o código da chave presencial, os revendedores do programa e os ladrões que roubavam os carros.

Ainda conforme as autoridades locais, os automóveis de duas marcas francesas não divulgadas eram os alvos dos bandidos. A operação de desmanche da quadrilha foi comandada pelo Centro de Crimes Cibernéticos da Guarda Francesa e coordenada ela Europol. Ao todo, 22 locais em três países diferentes fizeram parte da operação.

Junto com os criminosos foram apreendidos três carros de luxo, 2 milhões de euros, 12 contas bancárias, imóveis e claro, o domínio do site que hospedava o software usado para realizar o hacker nos automóveis.

A operação durou mais de um ano, com início em março de 2021, quando a ondo de roubos desse tipo começou a ficar mais forte nos locais investigados.

Como funcionava o furto

A ação consistia no desenvolvimento de um programa que é capaz de copiar ou até mesmo substituir os dados originais do veículo por um novo, onde os bandidos conseguiam acesso aos carros através das chaves duplicadas.

Tal sistema era vendido na internet como uma ferramenta de diagnóstico automotivo pelo valor de 4 mil euros.

Após duplicar as chaves dos automóveis, os bandidos conseguiam acesso aos veículos sem a mínima dificuldade.

https://twitter.com/Gendarmerie/status/1581196341333864448?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1581196341333864448%7Ctwgr%5E42c65204e141bc683b0d21c1481fc61c6a924b99%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Ftecnoblog.net%2Fnoticias%2F2022%2F10%2F19%2Fgangue-hackeava-carros-de-chave-presencial-para-rouba-los-31-suspeitos-foram-presos%2F

Tecnologia capaz de gerar conforto e praticidade coloca em risco a segurança

É válido lembrar que as chaves presenciais constituem em uma tecnologia onde o condutor não precisa da parte metálica para destravar ou dar partida no automóvel.

Ela funciona através de um código, que quando compatível com o veículo é capaz de realizar todas essas funções pela simples aproximação do carro.

A tecnologia é presente nos mais diversos veículos e muito usada nos carros vendidos no mercado brasileiro.

Por aqui, ações como essas também se tornaram comuns. Em março, o Garagem360 publicou uma reportagem sobre a onda de casos envolvendo a mesma ação dos criminosos. Para o especialista em segurança cibernética, Ricardo Tavares, a tendência é que a técnica usada para realizar os furtos, só cresça.

Entenda como funcionava o esquema da quadrilha que hackeava o sistema da chave presencial para roubar carros na Europa

Tecnologia Keyless destrava o carro por aproximação (Foto: Freepik)

Com informações: Europol 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA