Carros fora de linha em 2023: confira fatos interessantes sobre o Fiat Uno

Alguns carros históricos estarão fora de linha em 2023. No entanto, um deles já se despediu do mercado esse ano, o Fiat Uno.

Alguns carros que já fazem parte da história da indústria automotiva brasileira estarão fora de linha em 2023. No entanto, esse ano, o mercado nacional também se despediu que um automóvel que marcou história, o Fiat Uno. Veja alguns fatos interessantes sobre o modelo.

Carros que sairão de linha em 2023: veja fatos interessantes sobre o Fiat Uno

Carros que sairão de linha em 2023: veja fatos interessantes sobre o Fiat Uno (Foto: Divulgação)

 

Conheça algumas curiosidades do Fiat Uno

Com a chegada de 2023, alguns carros que sairão de linha do mercado nacional viram tema. Mesmo um veículo com grande história e legado não escapa da constante atualização do mercado, e chega uma hora que é necessária a interrupção do modelo.

O VW Gol é um bom exemplo. O hatch da montadora alemã está na lista dos carros fora de linha 2023, assim como outros veículos de importância em sua categoria.

Esse ano a Fiat anunciou a edição especial de despedida do Uno, modelo que também marcou diversas gerações e que por décadas cumpriu o papel de ser um veículo de entrada, assim como o Mobi é hoje dentro do portfólio da montadora.

Ao todo foram 37 anos de história e mais de 4,3 milhões de unidades comercializadas.

Confira alguns fatos interessantes sobre o veículo

Uno 1.5 R era a versão esportiva do modelo

O Fiat Uno foi lançado em 1984. Três anos depois, em 1987 a marca apresentou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O motor gerava 86 cv de potência e a velocidade máxima era de 162 km/h, a maior de todos os Fiat até então.

Carros que sairão de linha em 2023: veja fatos interessantes sobre o Fiat Uno

Fiat Uno 1.5R (Foto: Divulgação)

Modelo teve versão furgão

Quatro anos depois do lançamento do Uno, que já era um sucesso, a Fiat decidiu ampliar as opções para o mercado e lançou o Uno Furgão, versão comercial do modelo. Sem bancos e revestimentos traseiros, trazia no lugar dos vidros placas metálicas pintadas para a adaptação do modelo de passageiros ao emprego utilitário. Assim, tinha amplo espaço destinado a cargas e uma capacidade 1.300 litros.

No entanto, mantinha as formas originais do Uno. Um sucesso que gerou outro sucesso: o outro furgão da família – o Fiat Fiorino que tem brilhante desempenho até os dias atuais, sendo líder do segmento.

Primeiro carro do Brasil com motor 1.0

Já em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil com motor 1,0 litro. Compacto, leve e espaçoso, ele permitiu que milhões de brasileiros pudessem ter um veículo zero-quilômetro moderno em suas garagens.

Primeiro carro popular com ar-condicionado

Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, e em uma época em que ninguém falava em downsizing, a Fiat surpreendeu o mercado ao lançar o Uno Turbo, que aliava performance e eficiência em um modelo que rapidamente se tornou o sonho de consumo dos brasileiros.

Design foi renovado em 2010

As inovações não pararam aí. Em 2010, sua segunda geração, 100% desenvolvida no Brasil, desafiou o establishment com uma proposta surpreendente: arredondar o quadrado, criando uma nova leitura em torno da essência que sempre foi atrelada ao modelo, apresentando o Novo Uno.

Mais moderno do que nunca, ele foi a plataforma de sonhos e conceitos, como o Uno Ecology, com peças feitas a partir da cana de açúcar e teto com células fotovoltaicas capazes de aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade.

A chegada da tecnologia satar-stop e a introdução da gama Firefly

Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-Stop. O pequeno da Fiat, responsável por estrear diversos motores marcantes na gama, incluiu em seu vasto currículo os modernos propulsores da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.

Fiat Uno ganhou edição especial de despedida

Para marca a despedida do modelo, no início desse ano o carro ganhou uma edição especial de despedida, o Uno Ciao. Ao todo foram 250 unidades numeradas do veículo desenvolvido para encerrar a história do ícone da indústria automotiva.

Carros que sairão de linha em 2023: veja fatos interessantes sobre o Fiat Uno

Fiat Uno Ciao (Foto: Divulgação)

A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Fiat Uno.

Todas as unidades são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano.

Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda mais exclusividade.

A lista de equipamentos conta com ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis.

No teto o Uno Ciao leva o exclusivo porta-objetos superior com retrovisor central adicional, ideal para monitorar crianças e pets no banco traseiro.

Carros que sairão de linha em 2023: veja fatos interessantes sobre o Fiat Uno

Interior do Fiat Uno Ciao (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA