BYD Brasil entrega primeira unidade do elétrico D1 EV; veja detalhes
A BYD Brasil anunciou a venda da primeira unidade de sua nova minivan elétrica D1 EV. O comprador é empresa de transporte executivo.
A BYD Brasil anunciou ter comercializado a primeira unidade do modelo D1 EV, seu monovolume elétrico destinado a fins comerciais. O comprador do veículo é a Shift Mobilidade Corporativa, empresa que atua no segmento de transporte empresarial e executivo.
O veículo será utilizado para atender ao público corporativo e de hotéis 5 estrelas dentro da cidade de São Paulo, fazendo, em sua maioria, viagens para os aeroportos, hotéis e centro de convenções.
Com D1 EV, BYD Brasil expande presença em mobilidade elétrica
“O modelo foi escolhido por ser 100% elétrico e desenhado para o transporte de passageiros. A expectativa é adquirir outras unidades em curto espaço de tempo”, explica Alexandre Pinto, sócio-fundador da Shift.
Terceiro veículo elétrico da BYD Brasil – lançado após o SUV Tan EV e o sedã Han EV – o BYD D1 EV foi apresentado ao mercado nacional no segundo semestre deste ano para atender ao segmento corporativo, aplicativos de transporte e locadoras de veículos.
Shift já era cliente da BYD Brasil
Não é a primeira vez que a Shift adquire modelos elétricos da BYD Brasil. Em 2019, por exemplo, adquiriu ônibus elétricos para desenvolver a primeira operação corporativa no País. Essa parceria, aliás, resultou uma premiação.
“Fomos vencedores do Jacaré de Ouro, do Prêmio Caio, na categoria de sustentabilidade em 2021. O case usado foi o da Cidade de Deus, sede do Banco Bradesco, no Rio de Janeiro, onde os ônibus elétricos rodam aproximadamente 200 km por dia cada um, transportando mais de seis mil pessoas por semana”, acrescenta o empresário.
Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil, enxerga a parceria com a Shift como um importante passo para a consolidação da eletrificação dos veículos em território nacional. “A chegada do D1 é mais uma amostra de nosso envolvimento com a mudança de cultura do consumidor e, nesse caso, das empresas para o uso de modelos sustentáveis”, afirma o executivo.
Saiba mais sobre o BYD D1 EV
O monovolume da BYD Brasil possui uma traseira direita deslizante direita deslizante de acionamento motorizado. Isso facilita a entrada e saída dos passageiros do compartimento traseiro. A combinação de maior ângulo de abertura, assoalho plano e menor altura em relação ao solo (12,5 cm) também contribuem para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
O BYD D1 EV possui espaço para cinco ocupantes e mede 4.390 mm de comprimento,1.650 mm de altura e 1.850 mm de largura, tendo entre-eixos de 2.800 mm.
Controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado Dual Zone, acesso por chave presencial e partida por botão são alguns dos equipamentos de conforto disponíveis no BYD D1 EV.
No interior, há suporte para telas de entretenimento, bagageiro suficiente para malas de viagem e amplo espaço para pernas e bolsas. As luzes de leitura são direcionadas para não ofuscar a visão. O modelo traz bancos ergonômicos, para o conforto necessário jornadas mais compridas. Na frente, a central multimídia com tela de 10,1″ concentra sistema de entretenimento e outras funções do veículo.
Há também porta-copos, carregadores de energia e entradas USB, entre outras amenidades. É possível selecionar a temperatura do ar-condicionado ou do aquecimento antes de iniciar o trajeto.
Motorização e segurança
O motor elétrico do veículo entrega o equivalente a 130 cv de potência e 18,3 kgf.m de torque, sendo o BYD D1 EV capaz de atingir uma velocidade de 130 km/h. O carro atinge a velocidade máxima de 130 km/h. As baterias de 53 kWh garantem ao veículo 371 quilômetros de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida das baterias é de 35 minutos em até 80% do total.
Assim como os demais modelos comercializados pela marca no Brasil, o
BYD D1 EV conta com a inovadora bateria Blade, projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente – uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
O modelo dispõe de alta tecnologia em segurança. Frenagem automática de emergência (AEB), aviso de saída de faixa (LDW) e de colisão de pedestres (PCW) e alerta de mudança de faixa por vibração no volante são alguns dos itens presentes.
Destaque ainda para o Driver Monitoring System (DMS), volante com alertas de segurança e funções de resposta, sistema de monitoramento e análise de voz, vídeo e tecnologia de reconhecimento de objetos, além de freio de emergência automático.
A BYD Brasil está comercializando o D1 EV preferencialmente por intermédio de venda direta (B2B). O veículo é disponibilizado em duas versões de acabamento (GL e GS), com opções de cores em branco e branco/verde. O preço de venda parte de R$ 269.990.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.