A divisão de luxo da Chery, a Exeed, foi introduzida em 2017 na China com a intenção de se tornar global. A montadora pode ser uma marca nova de carros a chegar no Brasil. Cinco anos depois de sua fundação, os rumores de sua chegada em um dos mercados automobilísticos mais potentes do mundo, o brasileiro, se esquentam. Existe a chance da nova marca de carros se estabelecer no país já em 2023.
Chegada da Exeed depende de investidor local
A Exeed tem seu plano de expansão definido, e a priori a iniciativa será comandada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, distribuidor de montadoras asiáticas como Subaru, Hyundai e a própria Chery no Brasil. Porém, a morte do empresário trouxe dúvidas ao projeto.
A Caoa Chery vem desconversando sobre capitanear o projeto da empresa chinesa, que enxerga o Brasil como ponto estratégico da sua expansão. O percalço não impede a Exeed de seguir fazendo ações tímidas para preparar a sua instalação no Brasil.
VEJA TAMBÉM
A empresa segue buscando outros investidores locais para representação da marca, ao mesmo passo que começa a fomentar sua conta no Instagram voltada ao mercado brasileiro, com imagens de um possível evento com investidores.
Modelos TXL e VX podem ser primeiros da marca no Brasil
Após rumores sobre uma possível chegada do modelo Exeed TX 2023, modelos como o TXL, versão de sete lugares do TX, e o VX já foram expostos no Instagram oficial da marca no Brasil. Provavelmente serão os primeiros carros a se lançarem na categoria premium.
O modelo LX também está nas redes sociais, mas especialistas apontam que sua chegada não ocorrerá, visto que o modelo é considerado uma “geração anterior do Tiggo 7”.
O Exeed TXL e o Exeed VX são os carros topo de linha da montadora chinesa. Os modelos foram escolhidos a dedo para entrarem no mercado brasileiro de linhas premium com o pé na porta.
o Exeed TXL conta com um comprimento de 4,775 m e 2,800 m de entre eixos. O veículo tem motor 1.6 Turbo de 197 cv e 29,5 kgfm, com versão mais completa de motor 2.0 TGDI com 261 cv e 40,8 kgfm.
Rumores indicam que o Exeed VX, por sua vez, venha equipado com o Tiggo 8 Pro, o conjunto propulsor híbrido plug-in, responsável por oferecer nos SUV da CAOA Chery até 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque.