Atenção para as mudanças no trânsito para eleições de domingo (02)
Com o primeiro turno (02/10), a Prefeitura de SP preparou uma ação para que trará mudanças no trânsito para eleições 2022. Veja quais serão!
Com as eleições neste domingo, 02 de outubro, a Prefeitura de São Paulo – assim como de outros municípios (veja mais adiante) – anunciou operação especial de trânsito e no transporte público para facilitar o deslocamento dos eleitores, assim, trazendo algumas mudanças no trânsito da capital.
Mudanças no trânsito de São Paulo para o 1º turno das Eleições 2022
Todas as alterações relacionadas ao trânsito aqui listadas são exclusivas para a cidade de São Paulo no primeiro turno das eleições, não valendo para outras cidades da região metropolitana ou do estado. Para essa data, a Prefeitura informa que:
“fica liberado o estacionamento nas vias e logradouros públicos sinalizados com placas proibindo o estacionamento”, como a placa de trânsito R6-a (proibido estacionar)”
De acordo com a CET-SP, a liberação para estacionar em local proibido no dia das eleições 2022 possui algumas exceções. Continua proibido e sujeito a multa o estacionamento nos corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público, nas vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e nas vias de trânsito rápido.
Vale lembrar que estacionar o veículo em locais proibidos é considerado uma infração grave, com acréscimo de 5 pontos à CNH e multa no valor de R$ 195,23.
Em relação ao sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul, o funcionamento será de acordo com a sinalização local. Em geral, o estacionamento em vagas da Zona Azul é livre aos domingos na maior parte da cidade, exceto nas chamadas áreas especiais, que incluem os arredores de parques (Ibirapuera e Aclimação), praça (Charles Miller, no estádio do Pacaembu) e na rua da Cantareira (região do Mercado Municipal).
Para evitar transtornos e multas, a CET-SP orienta que os motoristas respeitem a sinalização, não estacionem em locais sinalizados com cones e/ou cavaletes e não realizem o embarque e desembarque de passageiros em fila dupla ou com o veículo afastado da calçada.
Algumas ruas da cidade de São Paulo também terão reserva de vagas pela CET-SP neste primeiro turno das eleições de 2022. São elas: Rua Genebra, entre as ruas Aguiar de Barros e Maria Paula (lado ímpar); Rua Dr. Falcão Filho (em ambos os lados, na altura do nº 121); Av. Brigadeiro Luís Antônio (faixa exclusiva de ônibus, entre as ruas Jandaia e Aguiar de Barros); Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Aguiar de Barros e Santo Amaro (lado ímpar).
Outras mudanças no trânsito nas eleições 2022
Excepcionalmente no domingo (2/10) de primeiro turno das eleições 2022, o Elevado Presidente João Goulart (conhecido como ‘Minhocão’) será liberado ao tráfego de veículos das 7h00 às 20h00 a fim de melhorar a mobilidade entre as zonas Leste e Oeste da Capital.
Para garantir a fluidez no deslocamento de eleitores de casa ao local de votação, a frota de ônibus da SPTrans será reforçada no domingo. As linhas irão operar com cerca de dois mil veículos a mais e capacidade equivalente à dos sábados. O monitoramento da CET-SP junto às zonas eleitorais será intensificado no domingo (2), das 7h às 18h.
Interdições de ruas no primeiro turno
Veja abaixo as ruas e avenidas que serão interditadas na cidade de São Paulo para este primeiro turno das eleições 2022, junto aos caminhos alternativos sugeridos pela Companhia de Engenharia de Tráfego:
- Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros (Bela Vista), da 00h de sábado (1º/10) às 24h de domingo (2/10). A alternativa será seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Rua Aguiar de Barros.
- Rua Américo Falcão, entre as ruas Jacaratinga e Estância (Campo Limpo), das 6h de sábado (1º) às 24h de domingo (2). A alternativa para os veículos oriundos da Estrada do Campo Limpo, sentido bairro, será seguir pelas ruas Américo Falcão, Jacaratinga, Estância e Américo Falcão. Os veículos oriundos da Rua Américo Falcão com destino à Estrada do Campo Limpo deverão seguir pelas ruas Estância, Cajanga e Batista Crespo.
- Rua Elísio Ferreira, entre a Rua Dr. Felice Buscaglia e a Avenida Ragueb Chohfi (São Mateus), sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2) das 16h às 24h.A alternativa para os veículos oriundos da Rua Elísio Ferreira será seguir pelas ruas Dr. Felice Buscaglia e Embaixador Ildefonso Falcão.
- Avenida Paula Ferreira, entre as ruas Jesuíno de Brito e Anastácio de Souza Pinto (Freguesia do Ó), sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2), das 16h às 24h. A alternativa para os veículos oriundos da Avenida Paula Ferreira é seguir pela rua da Bica e Avenida Itaberaba.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.