Dia do Veículo Elétrico Compartilhado; um meio em ascensão

O Dia Mundial do Veículo Elétrico Compartilhado, ou World EvSharing Day, será marcado pelo aquecimento do mercado no mundo

Celebrado pela primeira vez em 24 de setembro deste ano, o Dia Mundial do Veículo Elétrico Compartilhado, ou World EvSharing Day, será marcado pelo aquecimento do mercado no mundo e por grandes avanços do setor no país.

A criação da data em setembro de 2021 na Câmara de Vereadores de São Paulo alterou a Lei 14.485, de 19 de julho de 2007- que é assinada pelo vereador Milton Ferreira. Foi acrescentada a data comemorativa ao Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. A iniciativa também contou com o apoio do ex-vereador, Caio Miranda, e do secretário, André Santos.

Projeto prevê o uso de 200 Renault Kwid E-Tech 100% elétricos por motoristas de Uber em São Paulo

(Foto: Divulgação)

Setor do veículo elétrico compartilhado está aquecido

Do momento da criação da data para os dias atuais, os eletrificados aumentaram sua relevância e participação no dia a dia dos brasileiros, tanto que a necessidade de se criar um guia especial para carros elétricos bateu à porta. De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey & Company, por exemplo, o consumidor manifesta maior interesse por carros elétricos, micromobilidade e tecnologia em níveis superiores ao de consumidores de outros países. 

A pesquisa aponta que 70% dos entrevistados consideram aderir a serviços de assinatura de veículos, principalmente, devido à possibilidade de explorar diferentes tipos de soluções de mobilidade (21%) e por conta de uma possível redução nos custos totais de propriedade (18%), uma vez que não seria necessário adquirir os veículos eletrificados, pagando apenas pelo seu uso. 

O aquecimento do setor também é percebido com os números crescentes das vendas de carros eletrificados e híbridos no país, que no primeiro trimestre de 2022, teve emplacados 3.395 veículos totalmente elétricos (19% a mais do que as vendas totais de 2021).

Cavalcante aponta que isso também se deve à atuação de empresas que ajudaram a aumentar o espaço ocupado pelos eletrificados. Seja com a oferta da tecnologia de veículos compartilhados, o carsharing, ou com os incentivos para uma oferta maior de veículos, condições e estrutura.

Ponto de recarga para híbridos plug-in e elétricos

(Foto: Divulgação/Stellantis)

De acordo com Guilherme Cavalcante, fundador e CEO da UCorp – startup de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa focada em veículos elétricos – esse aumento do interesse do brasileiro se dá por conta da extrema ligação do consumidor com as novas tecnologias, além da expansão do mercado de eletrificados.

A ideia de que o preço inicial do veículo elétrico é bem mais econômico quando se compara gastos com reparos e abastecimento também é um fator de aproximação do público com o EvSharing, fazendo assim o Dia Mundial do Veículo Elétrico Compartilhado ser endossado como oficial. 

“O brasileiro sabe que hoje um veículo elétrico ainda possui um valor alto em relação a um carro popular, porém, já percebeu que essa tecnologia fará com ele tenha menos gastos no futuro, ainda mais com toda essa turbulência recorrente dos preços dos combustíveis, sensível a qualquer problema ao redor do mundo”, comenta Guilherme.

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Arthur Quaresma
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Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

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