Testamos: Hyundai Creta Limited roda bem e tem os itens essenciais para o dia a dia
O Hyundai Creta Limited é uma das versões mais acessíveis do SUV, porém, ela entrega bom nível de equipamentos.
O Hyundai Creta nova geração é um dos principais nomes da categoria. E uma das versões mais acessíveis, a Limited, já conta com o conjunto de equipamentos que é essencial para o dia a dia.
Hyundai Creta Limited tem preço de R$ 133.490
No fim de agosto de 2021, a Hyundai lançou no Brasil a nova geração do Creta, um de seus principais produtos dentro do portfólio nacional e um dos modelos mais vendidos da categoria.
O carro é vendido em quatro versões, sendo que a Ultimate e a Platinum Plus, também já foram testadas pelo Garagem360.
Agora, a reportagem passou um período de teste com a versão Limited, a segunda configuração mais acessível da linha e que é comercializada por um preço de R$ 133.490.
Design é marcante na nova geração do veículo
Independente da versão, o modelo traz design marcante e características exclusivas para o país, conferindo sofisticação, conforto e tecnologia inéditos ao segmento.
Desde a última atualização o carro está mais elegante, porém, não perdeu o aspecto esportivo de um SUV.
A grade frontal exclusiva para o Brasil, em formato hexagonal, possui uma combinação de cores e formas que deixa clara sua presença na carroceria.
O conjunto óptico dianteiro é outra assinatura inconfundível de estilo do SUV compacto da Hyundai, evidenciado também pelas luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Para fechar, chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as caixas de rodas mais robustas.
Na silhueta lateral, há um elemento de design na forma de uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata. As rodas de liga-leve são de 17 polegadas e diamantadas.
Na parte traseira, a antena é do tipo barbatana para toda a linha e as lanternas LED exibem a nova assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa.
A identificação do motor TGDI aparece ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.
Interior é confortável e não falta espaço
O interior também recebe um acabamento mais luxuoso no interior e o nível de acabamento não deixa a desejar, mesmo sendo uma das versões mais acessíveis.
Os novos bancos são confortáveis mesmo em uma viagem mais longa, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando.
Para completar, o volante esportivo de base reta e a alavanca de câmbio em T reforçam a sensação de um verdadeiro “cockpit”.
A nova geração também ficou maior, o que permite a máxima utilização dos espaços internos e oferece conforto extra a todos os ocupantes.
Outros destaque fica por conta do ar-condicionado automático digital, o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport, e as aletas atrás do volante que podem gerar uma condução mais dinâmica.
E, por fim, a central multimídia de 8” polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto sem a necessidade de cabo. O uso do acessório também é dispensado para o carregamento do smartphone, uma vez que o veículo conta com o carregamento por indução.
Segurança
Para auxiliar o condutor na condução e aumentar a segurança, o carro conta com câmera de ré, sensor de estacionamento, controle eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus, luz diurna de LED e acendimento automático dos faróis.
Motor 1.0 turbo entrega até 120 cv de potência
Embaixo do capô o carro conta com o motor 1.0 Turbo GDI de injeção direta de combustível. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm.
A transmissão é automática de seis velocidades. A configuração também conta com o sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível.
Sobre o consumo de combustível, durante o período de testes o carro foi abastecido com gasolina. Na estrada, ele atingiu uma média de 12 km/l. Já na cidade o alcance foi de 8 km/l.
Assim como a outra versão testada com o motor 1.0 turbo, o carro roda bem e entrega a potencia necessária para um utilitário esportivo familiar. Ele tem bom nível de segurança e estabilidade mesmo em velocidades mais altas. Porém, não há grandes emoções atrás do volante.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.