Comprar ou vender carros seminovos automáticos; dicas para evitar maus negócios
Veja algumas dicas essenciais antes de comprar carros seminovos automáticos. Os veículos necessitam de atenção especial.
A indústria de carros 0 km ainda enfrenta algumas dificuldades, e seminovos e usados podem ser boa saída. No entanto, quando o assunto é adquirir carros seminovos automáticos, algumas dicas devem ser levadas em consideração; veja!
Veja o que é preciso saber antes de comprar carros seminovos automáticos
Os carros de câmbio automático deixaram de ser um item de luxo e já fazem parte de boa parte da frota circulante nacional. Para se ter uma ideia da ‘popularização’ dos veículos automáticos no Brasil, no ano de 2021, mais de 55% dos carros emplacados já contavam com o sistema.
Com isso, a oferta de seminovos automáticos no mercado cresce a cada dia. Muitos, que antes nem pensavam em ter um carro com esse sistema, hoje já pensam em contar com essa facilidade, mas é preciso ter alguns cuidados antes de comprar um usado automático, pois o custo de reparo dele é elevado.
Os pontos de atenção primordiais aos que pretendem adquirir um carro com câmbio automático estão relacionados ao histórico de manutenção preventiva e à confiabilidade mecânica do câmbio, esses são fatores fundamentais a se observar antes de comprar um automóvel com câmbio automático seminovo.
O setor de Engenharia de Serviços da Companhia DPaschoal alerta sobre a necessidade de se observar esses pontos destacados, antes de fechar o negócio.
“Hoje os carros equipados com câmbio automático ocupam grande parte do mercado, por isso muitas pessoas estão adquirindo seminovos com o sistema. Mas é preciso alguns cuidados antes de comprar um automático, ainda mais para quem nunca teve um.
Sem dúvida, o mercado de automáticos tende a crescer a cada dia, então é preciso observar e testar antes de comprar”, indicou Evandro Erick Leal, representante do time de Engenharia da Companhia DPaschoal.
Manutenção preventiva é essencial
A manutenção preventiva de carros com câmbio automático, consiste na aferição das condições do óleo e na sua respectiva troca junto do filtro do câmbio.
Esse procedimento é recomendado a cada 50 mil quilômetros, pois o Brasil possui um clima quente, desse modo a tendência é que haja um maior desgaste no câmbio automático em detrimento da degradação do óleo devido à temperatura média que o fluido lubrificante atinge durante o regime de funcionamento.
Assim, a troca do fluido é fundamental para o bom funcionamento do câmbio, pois garante que o sistema continue funcionando no regime adequado de lubrificação, evitando o desgaste dos componentes mecânicos.
Conheça o modelo que pretende comprar
Outro ponto central de atenção está relacionado à confiabilidade mecânica do câmbio automático do automóvel, nesse sentido a recomendação é que haja uma pesquisa prévia sobre o modelo de interesse, já que esses são fatores que ajudam a entender se o modelo almejado tem histórico de falhas mecânicas, associado ao projeto.
Atualmente, existem inúmeras fontes de pesquisa e fóruns de discussão na internet, onde é possível conhecer um pouco mais sobre determinados modelos que estão rodando por aí.
Opte por realizar testes para aferir a condição do câmbio automático
Para além desses pontos de atenção centrais, também podem ser realizados testes aos quais são possíveis aferir a condição do câmbio automático.
Neste sentido a recomendação é de que se procure um profissional mecânico de confiança, com conhecimento do sistema para a realização do diagnóstico da situação do câmbio automático.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.