Jeep revela como planeja liderar a eletrificação de SUVs globalmente
A Jeep anunciou plano com veículos 4xe totalmente elétricos visando tornar a marca líder de SUVs eletrificados do mundo.
A marca Jeep anunciou nesta quinta-feira um plano abrangente para sua próxima geração de veículos 4xe totalmente elétricos como parte de uma transformação sustentável para se tornar a marca líder de SUVs eletrificados do mundo.
O plano, apresentado no canal da marca no YouTube (veja video abaixo), prevê a introdução de quatro SUVs totalmente elétricos na América do Norte e na Europa até o fim de 2025.
Conheça o plano da Jeep para liderar a eletrificação global de SUVs
Como parte do plano para o lançamento de produtos que se encontra em andamento, 50% das vendas da marca Jeep nos EUA serão totalmente elétricas até 2030, enquanto 100% das vendas na Europa serão totalmente elétricas até o mesmo ano. O plano apoia as metas de zero emissões de carbono estabelecidas pela Stellantis durante o Dare Forward 2030, seu plano estratégico de longo prazo.
“Impulsionados pelo sucesso de nosso portfólio 4xe eletrificado na América do Norte e na Europa, estamos projetando e desenvolvendo os SUVs Jeep mais capazes e sustentáveis até hoje, buscando nos tornar a marca líder de SUVs com emissão zero no mundo”, afirma Christian Meunier, CEO da marca Jeep.
“Esta é uma estratégia com visão de futuro para ajudar a garantir que milhões de fãs da Jeep em todo o mundo continuem a ter um planeta para explorar, abraçar e proteger. A eletrificação é ótima para nossa marca, tornando-a ainda mais capaz, emocionante, sustentável e divertida”, destaca.
Meunier revela, no vídeo, as primeiras imagens de dois SUVs totalmente elétricos – o novo Jeep Recon e um novo Wagoneer, codinome Wagoneer S – que chegarão à América do Norte e a outras regiões do mundo. A marca também confirma que o novo Jeep Avenger totalmente elétrico será lançado na Europa no início do próximo ano.
Portfólio eletrificado da marca Jeep na América do Norte
Com base no sucesso do Jeep Wrangler 4xe, o veículo híbrido plug-in (PHEV) mais vendido nos EUA, e o recém-apresentado Grand Cherokee 4xe, a marca está desenvolvendo uma ampla gama de produtos eletrificados especificamente desenvolvidos para expandir seu alcance na América do Norte.
“Com a expansão contínua da tecnologia 4xe em todo o nosso portfólio, estamos redefinindo liberdade e aventura de uma forma que apenas a marca Jeep consegue”, afirma Jim Morrison, chefe da marca Jeep na América do Norte. “Até o final de 2025, nossa linha completa será eletrificada, incluindo quatro veículos totalmente elétricos competindo no coração do mercado”.
Esse plano de eletrificação também expandirá o portfólio do Jeep Wagoneer. A marca oferecerá um novo Wagoneer totalmente elétrico no segmento de SUVs médios premium, enquanto nos segmentos de SUVs grandes os modelos Wagoneer fornecerão conjuntos motrizes que visam a uma autonomia combinada de 500 milhas (800 km).
Até 2030, a marca Jeep oferecerá uma linha completa de novos veículos elétricos a bateria (BEV), estabelecendo-se na liderança no setor de SUVs em termos de número de modelos, participação no segmento e volume de vendas. Como resultado, 50% das vendas da marca nos EUA serão veículos totalmente elétricos.
Brasil e América do Sul
O primeiro passo da Jeep em direção à eletrificação no Brasil e na região sul-americana já foi dado com o lançamento do Compass 4xe Híbrido Plug-in em abril de 2022. O modelo foi o primeiro fruto de uma estratégia de eletrificados para a nossa região, em linha com o plano global da marca.
Um segundo modelo 4xe chegará em breve ao País. “A Jeep segue atenta às demandas do mercado de elétricos no Brasil e na América do Sul e dispõe de todas as tecnologias para responder aos anseios dos clientes hoje e no futuro”, afirma a Stellantis em nota à imprensa.
4xe é o novo 4×4
A marca Jeep continua a expandir seu portfólio 4xe em todo o mundo, aprimorando sua tradicional capacidade 4×4 com o uso de eletrificação e tecnologia. Embora os detalhes do plano atual se concentrem na América do Norte e na Europa, planos específicos para outras regiões serão anunciados posteriormente.
“Hoje, compartilhamos apenas um vislumbre do nosso novo portfólio de SUVs totalmente elétricos, fornecendo evidências tangíveis do que está por vir nos próximos 24 meses e por que dizemos que o 4xe é o novo 4x4”, afirma Meunier. “Essa poderosa combinação de design Jeep, capacidade 4×4 lendária e eletrificação remodelará o mercado de SUVs, permitindo que mais clientes em mais países e em mais segmentos se juntem a nós em nosso caminho para a Liberdade com Emissão Zero”, destaca o executivo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.