Novo Audi RS Q e-tron E2 chega mais leve, aerodinâmico e eficiente
Novo Audi RS Q e-tron E2 2023 chega para disputar principais competições de Rally. Confira informações como novas tecnologias e muito mais!
O novo veículo da Audi para a disputa de competições automobilísticas ganhou sua primeira atualização desde sua apresentação ao público no ano passado. O Audi RS Q e-tron E2 2023 chega com design totalmente renovado, desempenho otimizado e aerodinâmica aperfeiçoada.
Tudo sobre o novo Audi RS Q e-tron E2 2023
A apresentação do novo modelo aconteceu na cidade alemã de Neuburg, oriundo da mesma fábrica que irá produzir os motores utilizados na Fórmula 1 a partir de 2026.
O Audi RS Q e-tron E2 2023 ganhou esse nome como forma de homenagem ao inesquecível Audi Sport quattro, que competiu com o sufixo S2 no Grupo B das provas de rally dos anos 1980.
Acompanhe o Garagem360 e confira a seguir tudo sobre o novo Audi RS Q e-tron E2 2023.
Segunda fase do programa de desenvolvimento
O novo Audi RS Q e-tron E2 está sendo preparado para fortes competições, entre elas o Rally de Marrocos 2022 e o Rally Dakar 2023.
O novo modelo marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento. Conforme o designer-chefe do RS Q e-tron, Axel Löffler, o E2 não traz uma única parte da carroceria do seu antecessor.
O protótipo ampliou a largura interna da cabine, mesmo ficando mais leve. Isso aconteceu graças a uma arquitetura cujo ponto mais largo está no centro do veículo, enquanto sua estrutura afunila em direção à traseira e à dianteira.
Além disso, a nova arquitetura conseguiu reduzir o arrasto aerodinâmico geral em 15%, aproximadamente, favorecendo o centro de gravidade do Audi RS Q e-tron E2.
A velocidade máxima continua em 170 km/h e segundo Löffler, uma grande vantagem do veículo é o fluxo de ar que foi aperfeiçoado.
“Ele reduz ainda mais os requisitos de energia do carro movido a eletricidade. Implementamos os cálculos aerodinâmicos inteiramente usando dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em inglês)”, afirma o design-chefe.
Motorização do Audi RS Q e-tron E2 2023
O novo Audi RS Q e-tron E2 chega com transmissão elétrica formada por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna.
Além disso, o conjunto possui um gerador, uma bateria de alta tensão e dois motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro.
A gestão de energia e o sistema de controle eletrônico do propulsor elétrico demonstraram um grande potencial nas provas de Rally. Apesar disso, alguns desafios em situações extremas foram detectados.
Em algumas provas de competições como o Rally Dakar, foram registradas situações em que as rodas faziam menos contato com o solo em saltos ou terrenos irregulares, devido à potência excedente do veículo.
Como esse fato está sujeito a punições pela Federação Internacional de Automobilismos (FIA), a Audi precisou recorrer a alternativas para controlar a energia excedente.
A situação foi resolvida a partir dos controladores de energia do veículo, que foram ajustados definindo limites individuais – um para cada motor – através de software desenvolvido pela equipe da Audi.
Sendo assim, o veículo opera precisamente ao longo do limite permitido, além de beneficiar outros equipamentos, como a bomba de refrigeração do ar-condicionado e os ventiladores, por exemplo.
Os “consumidores auxiliares” atuam nesse controle otimizado de energia e futuramente o sistema poderá funcionar de modo intermitente, gerando economia de energia ao mesmo tempo em que equilibra a temperatura interna.
Operação simplificada
Os pilotos da Audi encontrarão uma cabine completamente nova. Em relação ao modelo anterior restaram apenas as posições do console central e do painel de controle.
Para começar, eles poderão selecionar diversas funções do veículo através de uma chave rotativa e escolher quatro áreas do sistema.
Para uma condução competitiva, algumas funções são importantes, como o limitador de velocidade em trajetos específicos ou o macaco pneumático. Para isso, o tema “Palco” poderá ser selecionado.
Outra área do sistema a disposição do motorista e do copiloto é a função “Estrada”, que apresenta as setas e a câmera de ré.
A função “Erro” poderá ser utilizada para detectar, categorizar e catalogar erros. Para finalizar, a opção “Configurações” incorpora diversas funcionalidades úteis para a equipe de engenharia.
Além disso, componentes de carroceria simples, planos e facilmente removíveis trazem facilidade para as equipes trabalharem após um acidente com um pneu furado, por exemplo.
As novas rodas de dez raios possuem maior facilidade para manusear e oferece melhor empunhadura para que a equipe possa concluir a mudança com mais agilidade e segurança.
O novo Audi RS Q e-tron E2 2023 será colocado a prova pela primeira vez entre os dias 1 e 6 de outubro de 2022 no Rally do Marrocos. As três duplas de pilotos da Audi estarão na disputa do rally do deserto que começa e termina em Agadir, sudoeste do país africano.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.