Fábrica da Renault recicla caminhões; entenda essa novidade inédita

A nova fábrica da Renault Trucks irá fazer a retirada de peças de caminhões usados. Depois, estas mesmas serão comercializadas pela internet

A Renault Trucks, que é uma marca que vende caminhões na Europa, anunciou que irá inaugurar uma nova unidade fabril. Esta nova fábrica da Renault irá reciclar caminhões usados. No caso, os operadores irão fazer a retirada de peças destes veículos mais velhos. Alguns componentes serão reciclados. Já os outros itens serão vendidos pela internet.

fábrica da Renault

A Fabrica de Peças Usadas da Renault Trucks estará localizada na cidade de Vénissieux (Foto: Divulgação/Renault Trucks)

Nova fábrica da Renault Trucks irá retirar peças de caminhões usados; marca venderá alguns itens na internet

O anuncio foi feito pela empresa na última quarta-feira (31/08). De acordo com a Renault Trucks, esta nova fabrica estará localizada na cidade de Vénissieux, na França. A empresa tem como sede a cidade de Lyon (França) e foi fundada no ano de 1894. No ano de 2001, a marca se tornou uma subsidiária do grupo sueco Volvo Group – que possui a Volvo Trucks.

Foto: Divulgação/Renault

Esta nova Fabrica de Peças Usadas da Renault Trucks, que possui uma área de 3.000 m², irá fazer uma reciclagem de caminhões usados. No caso, a fábrica da Renault lidará com veículos que têm uma alta quilometragem e com peças que podem ser reutilizadas. A fabricante diz que seus veículos podem durar mais de 1,5 milhão de quilômetros.

Com esta unidade fabril, a Renault Trucks visa atingir a redução de recursos naturais e o impacto ambiental de seus veículos. Os caminhões que serão enviados para Vénissieux serão totalmente desmontados no local. No caso, os operadores da fábrica irão remover componentes considerados adequados para a reutilização.

Foto: Divulgação/Renault

Dentre os componentes que poderão ser reutilizados, é possível citar a cabine, o motor, a caixa de câmbio, os para-choques, o tanque de combustível e entre outros. Já as demais peças passarão por um processo de reciclagem.

O material poderá até mesmo fazer parte de um novo caminhão. Claro, isso dependerá do item, como o metal extraído das peças.

Venda de peças usadas

fábrica da Renault

Foto: Divulgação/Renault Trucks

Os destinos das peças marcadas para reutilização serão as lojas de peças de reposição da própria Renault Trucks. No entanto, os componentes irão passar por uma etapa previamente. Isso significa que estes itens serão verificados, limpos e rotulados para fins de listagem e rastreabilidade. Depois chegará a vez de ir para as lojas.

Do mesmo modo que acontece com as peças mais novas, estas peças usadas, conhecidas como “Peças usadas pela Renault Trucks”, serão vendidas de forma online.

De acordo com a fabricante, estas peças contarão com uma garantia do fabricante. Além disso, a empresa francesa diz que as mesmas podem ser, em média, entre 50% e 60% mais baratas que peças novas.

Já os componentes usados em veículos mais antigos estão sendo trabalhados pela própria Renault Trucks e pela Indra Automobile Recycling. Uma linha de peças, que será oferecida pela rede de concessionárias, será obtida por meio de operações de desmantelamento feitas por uma especialista em reciclagem.

fábrica da Renault

Foto: Divulgação/Renault Trucks

A Fabrica de Peças Usadas é uma parte da abordagem tripla feita pela marca como parte de seu plano, que é investir em economia circular. No caso, a abordagem consiste na regeneração, no reaproveitamento e na reciclagem de caminhões usados da marca.

Lembrando que a marca possui outras ações que visam justamente aumentar a vida útil de seus veículos. Na Fabrica de Caminhões Usados, que está localizada em Bourg-en-Bresse, os caminhões usados passam por processos industriais rigorosos durante o processo de remanufatura.

Já o centro de recondicionamento em Lyon atualiza veículos com tecnologias recentes. Hoje, a Renault Trucks está presente em vários países, como França, Portugal e Inglaterra.

Com informações de Renault Trucks

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA