Esses 15 carros estarão isentos do IPVA 2023

Veja quais são os carros que não pagarão o IPVA 2023. O tributo deve ser pago todo ano de acordo com o estado de registro e ano de fabricação

O Imposto Sobre Propriedade de Veiculo Automotor é um tributo obrigatório que deve ser pago anualmente. Porém, de acordo com o local de registro e ano de fabricação do carro, ele poderá ser isento; veja exemplos de carros que não pagarão o IPVA 2023.

Veja quais são os carros que não pagarão o IPVA 2023. O tributo deve ser pago todo ano de acordo com o estado de registro e ano de fabricação

Veja quais são os carros que não pagarão o IPVA 2023. O tributo deve ser pago todo ano de acordo com o estado de registro e ano de fabricação (Foto: Divulgação)

IPVA 2023: 15 carros que não pagarão o imposto

Ter um carro gera gastos além do valor do modelo, como os tributos por exemplo, o IPVA é um deles. O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor é uma taxa estadual e deve ser paga todo ano.

Porém, de acordo com o estado, o tributo é cobrado até determinado período de vida do veículo. Esse tempo pode variar entre 10 e 20 anos conforme o local em que o veículo está registrado.

10 anos de fabricação

Os modelos começam a receber isenção do IPVA por tempo de fabricação a partir dos 10 anos em locais como Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima. Nesses estados, carros produzidos em 2013 já não pagarão o imposto, como:

Chevrolet Prisma 2013;

Hyundai HB20S 2013;

Ford Fiesta 2013;

Audi A3 2013;

Volkswagen Saveiro 2013.

Veja quais são os carros que não pagarão o IPVA 2023. O tributo deve ser pago todo ano de acordo com o estado de registro e ano de fabricação

Chevrolet Prisma 2013 (Foto: Divulgação)

15 anos de fabricação

Já em estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, a isenção só é concedida após 15 anos de produção. Nesse sentido, carros produzidos até o ano de 2008 já estarão isentos:

Ford Focus 2008;

Ford Ka 2008;

Fiat Palio Weekend 2008;

Honda Fit 2008;

Volkswagen Gol 2008.

O estado do Mato Grosso adota o período de 18 anos de fabricação. Já Alagoas isenta apenas os carros cuja a produção é datada antes de 31 de dezembro de 2000.

20 anos de fabricação

Estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul, adotam o período de 20 anos de produção.

Chevrolet Montana 2003;

Citroën C3 2003;

Fiat Doblò Adventure 2003;

Ford EcoSport 2003;

Volkswagen Fox 2003.

E por fim, em Santa Catarina, a isenção do IPVA 2023 é limitada aos modelos produzidos até 1985.

Como pagar o IPVA 2023

Para o caso de veículos que inda devem pagar o imposto, o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista.

A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veja quais são os carros que não pagarão o IPVA 2023. O tributo deve ser pago todo ano de acordo com o estado de registro e ano de fabricação

Ford Ka (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA