BMW M inicia testes para modelos 100% elétricos de alto desempenho 

Modelos 100% elétricos: a BMW M - divisão de carros de alta performance - desenvolve o seu primeiro veículo elétrico de alto desempenho.

A BMW M GmbH abre um novo capítulo em sua história, no mesmo ano em que completa 50 anos de tradição em veículos esportivos. A subsidiária da montadora alemã especializada em carros de alta performance iniciou o desenvolvimento do seu primeiro veículo 100% elétrico de alto desempenho. 

O veículo usado como base é um BMW i4 M50i, versão mais rápida do sedã elétrico, que conta com 400kW (o equivalente a 544 cv) de potência, tração integral e autonomia estimada em até 510km. 

O modelo, porém, teve alterações na carroceria, como paralamas alargados, para o desenvolvimento de peças de chassi e suspensão para os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de tração nas quatro rodas é composto por quatro motores elétricos e um sistema de controle de dinâmica de direção integrado, que juntos fornecem um nível de desempenho e experiência sem precedentes e tradicionais dos modelos M.

Saiba mais sobre os testes da BMW M com modelos 100% elétricos de alto desempenho

Com o conceito de acionamento completamente novo, a BMW M GmbH está destacando sua experiência em desenvolvimento. O sistema de acionamento puramente elétrico é combinado com sistemas de controle inovadores para redefinir a combinação de dinâmica, agilidade e precisão que é característica dos automóveis BMW M em um carro esportivo de alto desempenho.

Exatamente 50 anos após sua fundação, a BMW M GmbH está em meio a um processo de transformação para a mobilidade elétrica. O ano de aniversário já viu o lançamento no mercado dos modelos BMW i4 M50 e BMW iX M60. E o BMW i7 M70, o primeiro automóvel BMW M baseado em um sedã de luxo totalmente elétrico, será lançado já no próximo ano.

“No nosso aniversário, não estamos apenas olhando para trás, mas acima de tudo também para o futuro”, diz Franciscus van Meel, presidente do Conselho de Administração da BMW M GmbH. “Antes do final do ano, a produção do BMW XM, nosso primeiro carro de alto desempenho com tração híbrida V8 M, começará”, anuncia. 

“Juntamente com nossos fãs em todo o mundo, também estamos ansiosos pela nossa entrada na categoria LMDh da série norte-americana de corridas de resistência IMSA, na qual também competiremos com um motor turbo híbrido de oito cilindros em Daytona e em outros eventos em 2023, bem como na série de corridas do WEC em Le Mans um ano depois”, relata van Meel.

Tecnologia de condução e suspensão

A fim de trazer para o momento atual a tecnologia de condução e chassi projetada para carros de alto desempenho puramente elétricos do futuros, os engenheiros da BMW M GmbH desenvolveram um veículo de teste. 

Com base no BMW i4 M50, um cupê puramente elétrico foi criado com uma carroceria modificada no estilo típico da BMW M GmbH, com as amplas cavas das rodas permitindo a integração de projetos de eixo dianteiro e traseiro de alto desempenho.

A dianteira do veículo apresenta um conceito de escora da carroceria adaptado da série BMW M3/M4 para rigidez de torção particularmente alta em situações de condução que sejam extremamente dinâmicas. A disposição do radiador também é baseada na configuração desenvolvida para os atuais carros esportivos de alto desempenho.

Sistema de tração nas quatro rodas M xDrive com quatro motores elétricos

Modelo BMW M desenvolvido para testes (Foto: Divulgação/BMW Group)

O núcleo do revolucionário sistema de tração de alto desempenho que agora faz sua estreia no veículo de teste é um sistema de tração nas quatro rodas M xDrive elétrico com quatro motores elétricos. 

O fato de todas as quatro rodas serem acionadas por um motor elétrico abre possibilidades completamente novas para uma distribuição infinitamente variável, extremamente precisa e ao mesmo tempo muito rápida do torque de acionamento.

Em milissegundos, a potência e o torque dos motores elétricos de reação espontânea podem ser dosados com tanta precisão que a demanda de carga sinalizada pelo pedal do acelerador pode ser realizada em um nível de dinâmica inatingível com sistemas de acionamento convencionais.

Isso significa que o motorista pode experimentar características de desempenho totalmente novas, mesmo sob condições extremamente exigentes, como em condições de estrada adversas.

A precisão durante a transferência do torque de tração, em particular, se beneficia significativamente do sistema elétrico de tração nas quatro rodas M xDrive. Os quatro motores estão conectados a uma unidade de controle central altamente integrada que monitora permanentemente a condição de condução e os desejos do motorista. 

A transmissão de potência ideal para a estrada é calculada em milissegundos a partir dos valores da posição do pedal do acelerador, ângulo de direção, aceleração longitudinal e lateral, velocidade das rodas e outros parâmetros.

Os sinais para isso são transmitidos rápida e diretamente por meio de uma embreagem multidisco e de diferenciais para os quatro motores, que são capazes de implementá-los de forma imediata e precisa.

BMW

BMW i4 M50 (Foto: Divulgação/BMW)

Essa forma de dinâmica veicular e de controle da condução foi trazida à maturidade em fases intensivas de desenvolvimento, inicialmente em modelos virtuais e depois em bancadas de teste. Para uma aplicação totalmente realista do hardware e software desenvolvidos para esse fim, o veículo conceito está agora sendo colocado na estrada. 

O interior do cupê de quatro portas está equipado com uma extensa tecnologia de medição que pode ser usada para analisar detalhadamente todas as situações de condução concluídas. Dessa forma, os resultados teóricos para a distribuição perfeita do torque de acionamento podem ser comparados no laboratório de testes de rolamento com a realidade na estrada e levados em consideração para programação posterior.

O caráter de alto desempenho do novo sistema de acionamento também é evidente na recuperação da energia de frenagem. Até os limites da dinâmica de condução, os quatro motores podem assumir a função de um gerador ao frear antes de uma curva, por exemplo, e alimentar a eletricidade de volta à bateria de alta tensão.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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