Principais mudanças previstas para o VW Polo 2023

O VW Polo 2023 ficará um pouco mais próximo do modelo que é vendido na Europa. Um novo motor também estará disponível.

A Volkswagen realizará mudanças importantes nos próximos meses em sua gama. Uma delas será a chegada do novo Polo. Este hatch ganhará uma reestilização e ficará um pouco mais próximo do modelo que é vendido na Europa. Mudanças no visual serão feitas. Além disso, o carro contará com um novo motor. Saiba mais sobre o VW Polo 2023.

VW Polo 2023

O novo VW Polo 2023 deve ficar parecido com o Polo europeu (Foto: Divulgação/VW)

Tudo sobre o VW Polo 2023, que deve ser lançado neste semestre

O modelo atual foi apresentado em terras brasileiras em 2017. O VW Polo é um dos integrantes da concorrida categoria dos hatches compactos. No entanto, não aparece entre os modelos mais vendidos. Segundo a Fenabrave, o carro teve apenas 2.195 unidades vendidas até o fim de julho (47ª posição no ranking de automóveis de passeio).

VW Polo brasileiro (Foto: Divulgação/VW)

Agora, um novo VW Polo está prestes a ser lançado por aqui. Este é um movimento que já aconteceu na Europa. O veículo atualizado foi lançado no Velho Continente durante o ano passado. Já o modelo brasileiro pode ser lançado ainda neste ano. Não há uma data específica, mas, segundo a VW, o modelo será lançado ainda neste segundo semestre.

O carro passará por mudanças importantes. É isso que as patentes registradas no INPI argentino dizem. Produzido sobre a plataforma modular MQB-A0, o VW Polo 2023 deve contar com uma nova grade dianteira, por exemplo. Esta região ficará parecida com a do modelo europeu.

Mudanças no conjunto óptico dianteiro também serão feitas. Os faróis contarão com um novo visual. De acordo com a montadora, haverá diferenças entre as versões. As versões de entrada já contarão com faróis de LED. Enquanto isso, o modelo GTS virá de série com faróis matriciais de LED (com assinatura IQ. Light).

VW Polo 2023

Foto: Divulgação/VW

Esta tecnologia já está disponível no Taos, lançado no ano passado, e em outros carros da marca. Resta saber alguma versão contará com uma barra iluminada na grade. O para-choque dianteiro do carro também será mudado. Espera-se que o Polo GTS venha com uma grade inferior com malha do tipo colmeia.

Mas a grande surpresa está na parte traseira. As patentes mostram que o formato das lanternas não será alterado. O modelo europeu ganhou uma nova (e maior) peça. Resta saber se assinatura será alterada. Já o para-choque traseiro deve vir com novidades. A versão esportiva deve trazer duas saídas de escape.

Interior

VW Polo 2023

VW Polo europeu (Foto: Divulgação/VW)

Uma incógnita é como será o interior do VW Polo 2023. Rumores dão conta que o hatch virá com um novo volante (igual ao do Nivus). Já a central multimídia deve continuar sendo a VW Play de 10,1 polegadas. Já o tamanho do painel de instrumentos digital dependerá da versão.

O acabamento deve ganhar novos materiais. Estes são detalhes que devem ser revelados na data de lançamento do veículo.

Conjunto mecânico

Foto: Divulgação/VW

O novo VW Polo 2023 contará com mudanças importantes na motorização. Trata-se da chegada do motor 170 TSI, que costumava ser usado no Up!. No caso do Polo, o motor 1.0 Turbo deverá produzir uma potência máxima de 116 cv e um torque máximo de 16,8 kgfm com etanol (109 cv e 16,8 kgfm com gasolina). A transmissão será uma manual de cinco velocidades.

O Polo 170 TSI já teve seus dados de consumo divulgados. Segundo o PBE Veicular, o carro poderá fazer 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos rodoviários, o carro poderá fazer 16,5 km/l (gasolina) e 11,6 km/l (etanol). É importante ressaltar que o motor 200 TSI (1.0 TSI de 128 cv) continuará em linha.

Do mesmo modo, o modelo GTS continuará a ser vendido com um propulsor 250 TSI (1.4 TSI de 150 cv). Bom, o que resta é esperar por mais este lançamento. Vale ressaltar que, conforme você já viu aqui no Garagem360, o sedã Virtus também passará por mudanças. Este modelo pode ficar próximo ao modelo lançado na Índia.

Com informações de Motor 1 Brasil e Mobiauto

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA