Redução de IPI: veja os preços atualizados de Toyota Corolla e Corolla Cross
A Toyota atualizou os preços do Toyota Corolla e do Corolla Cross. Algumas versões estão mais baratas. Mas outras viram seus preços subirem.
O governo anunciou a redução de IPI para alguns produtos no mês passado. Os automóveis estão entre eles. Dito isso, a Toyota atualizou a tabela de preços de dois modelos: do Toyota Corolla e do Corolla Cross. Algumas versões estão até R$ 1.200 mais baratas. No entanto, os modelos híbridos sofreram aumentos em seus preços.
Toyota Corolla e Corolla Cross com novos preços em agosto; veja os valores
Todas as reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ficaram estabelecidas por meio do Decreto nº 11.158. Segundo ele, a redução de alguns produtos será de até 35%. No caso dos automóveis, a redução da alíquota foi de 18,5% para 24,75%. Com a medida, existia a expectativa dos preços dos carros 0km ficasse menores.
A Toyota se adiantou e já anunciou os novos preços da dupla Corolla e Corolla Cross. Hoje, o sedã é oferecido em duas opções de motorização. Todas as versões a combustão tiveram seus preços reduzidos. O modelo de entrada, o Corolla GLi, estava custando a partir de R$ 147.090. Agora, o preço do carro parte de R$ 146.790 (redução de R$ 300).
Enquanto isso, o preço da versão XEi também passou por uma diminuição de R$ 300. No caso, o valor reduziu de R$ 153.490 para R$ 153.190. Outra versão que também teve seus preços reduzidos foi a Altis Premium. Este modelo custa agora R$ 175.990. Antes da redução promovida pela marca, o carro estava custando R$ 176.290.
Isso representa uma queda de R$ 300. Atualmente, a segunda versão mais cara do Toyota Corolla (versões movidas a combustão) é a GR-S. Este modelo estava custando a partir de R$ 176.590. Agora, o carro custa a partir de R$ 175.390. Isso significa que o preço teve uma queda de R$ 1.200. A maior redução da linha.
Estes carros estão equipados com o mesmo motor. Trata-se do propulsor 2.0 Dual VVT-iE 16V Flex, que pode produzir uma potência máxima de 177 cv e um torque máximo de 21,4 kgfm. A transmissão é uma automática do tipo CVT sequencial (dez velocidades).
Corolla híbrido mais caro
Todas as versões do Toyota Corolla equipadas com um motor 2.0 Flex tiveram seus preços reduzidos. No entanto, os modelos equipados com um sistema híbrido flex pegaram o caminho contrário e ficaram mais caros neste mês. O preço do Corolla Altis Hybrid, por exemplo, saltou de R$ 179.390 para R$ 180.790. Um aumento de R$ 1.400.
Enquanto isso, o Corolla Altis Hybrid Premium está custando agora a partir de R$ 190.490. Anteriormente, o carro estava custando a partir de R$ 188.990. No caso desta versão, o acréscimo foi de R$ 1.500.
Ambos os modelos estão equipados com um sistema formado por um motor a combustão (1.8 VVT-i 16V Flex) e dois motores elétricos (MG1 e MG2). A potência combinada é de 122 cv.
Toyota Corolla Cross
Um outro modelo da marca que está mais barato é o Toyota Corolla Cross. Entretanto, assim como aconteceu no sedã, esta redução só acontece para as versões movidas a combustão. Ao todo são três opções disponíveis. A mais em conta, a XR, está custando a partir de R$ 157.690 agora. Anteriormente, o modelo custava a partir de R$ 158.780.
Esta foi a versão que sofreu a maior redução da linha (- R$ 1.090). Já o preço do Corolla Cross XRE regrediu de R$ 172.190 para R$ 171.990. Este automóvel está R$ 200 mais em conta agora. Já o modelo GR-S Sport está custando R$ 200 a menos também. No caso, o preço reduziu de R$ 190.590 para R$ 190.390.
Do mesmo modo que o Corolla sedã, as versões híbridas do SUV também estão mais caras. O Corolla Cross XRV Hybrid está custando agora R$ 198.890. Anteriormente, o carro estava custando R$ 198.290. Isso significa que o carro teve um aumento de R$ 600. Por fim, a versão top de linha (XRX Hybrid) está R$ 700 mais cara.
Os preços saltaram de R$ 206.190 para R$ 206.890. Lembrando que os motores são os mesmos do sedã. Agora, resta saber se a Toyota irá alterar a tabela de outros modelos, como da dupla Yaris hatch e Yaris sedan.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.