Novo Renault Austral estreia 3ª geração do sistema 4CONTROL Advanced
O Novo Renault Austral está inaugurando a 3ª geração do sistema 4CONTROL Advanced de tração nas quatro rodas. Híbrido chega em breve ao País.
O Novo Renault Austral está inaugurando a terceira geração do sistema 4CONTROL Advanced de tração nas quatro rodas. O SUV híbrido – que sairá da nova plataforma que a marca francesa está instalando em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR) – em breve chegará às ruas brasileiras.
A Renault está introduzindo a tecnologia de tração nas quatro rodas na nova plataforma CMF-CD da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, na Europa, aonde o carro já está sendo vendido.
“Graças ao controle eletrônico da tração das rodas traseiras, agora é possível modificar a suspensão traseira para oferecer as melhores performances em qualquer circunstância, seja para dirigir na cidade, ter mais agilidade em estradas vicinais e trechos de serra ou ainda estabilidade e segurança em via expressa”, explica Filippo Mantovani, chefe de Dinâmica Veicular da Renault.
Saiba mais sobre o Novo Renault Austral
Além do chassi com tração nas quatro rodas, o Novo Renault Austral conta com uma suspensão traseira multilink, que proporciona maior aderência à pista, melhor conforto e grande estabilidade.
Nas estradas em mau estado de conservação, os movimentos das rodas traseiras contam com melhor tração e absorção das trepidações do calçamento. Segundo a Renault, as vantagens são imediatamente percebidas, como melhor aderência à pista, além de otimização do conforto e da acústica.
Ao conduzir em alta velocidade ou ao fazer curvas acima de 50 km/h, as rodas traseiras giram até um grau na mesma direção que as rodas dianteiras. Esse ganho é possível graças à presença de um atuador de direção localizado no eixo traseiro, que controla as informações provenientes da direção assistida, do motor e do controle eletrônico de estabilidade (ESP).
A marca francesa promete agilidade para manobras nos centros urbanos. O diâmetro de giro do SUV híbrido é de 10,1 m entre passeios – ou seja, ainda menor que alguns modelos compactos.
O atuador de direção localizado no eixo traseiro faz com que as rodas traseiras do Novo Austral girem até 5 graus em oposição às rodas dianteiras – eram 3,5° na geração anterior do sistema de tração –, o que constitui um expressivo avanço em termos técnicos.
Experiência dinâmica de condução
Graças à tecnologia Multi-Sense de última geração, o motorista pode ter uma experiência dinâmica ao volante. É possível personalizar cada um dos três modos de condução pré-selecionados – Eco, Comfort ou Sport – entre 13 níveis.
As regulagens permitem atuar no comportamento do chassi e aprimorar as sensações de condução, como esforço para esterçar, reatividade do chassi e do motor, controle da tração e controle eletrônico de estabilidade. Esta funcionalidade pode ser acessada por meio da tela OpenR e por um novo botão dedicado, localizado no volante de direção.
Motor permanece uma incógnita
Na Europa, onde já circula desde março, o o veículo está à venda com três opções de motorização: o motor e-Tech Hybrid de 200 cv, o Mild Hybrid Advanced de 48V e 130 cv e o Mild Hybrid 12V e 160 cv. Esses propulsores têm a tecnologia de eletrificação aliada a funções ecológicas que foram projetadas para maximizar sua eficiência energética.
No Brasil, o Grupo Renault ainda não divulgou qual será a motorização disponível para a versão nacional do modelo.
Nova linguagem de design e muita tecnologia a bordo
Por fora, o Novo Renault Austral incorpora totalmente a nova linguagem de design “sensual tech” da Renault, com visual esportivo e agressivo. Por dentro, oferece um espaço para motorista e passageiros tão generoso quanto em um carro familiar.
No painel, o destaque fica por conta da tela OpenR XXL, com console multimídia que fornece acesso aos principais serviços e aplicativos do Google por meio de seu sistema OpenR Link. “A experiência de condução é mais intuitiva do que nunca”, ressalta a empresa francesa.
O Novo Renault Austral incorpora nada menos que 32 recursos de assistência à direção, incluindo direção autônoma de nível 2 com Active Driver Assist, uma câmera 3D para visão de 360°, estacionamento totalmente automático e até prevenção de saída de faixa em caso de ultrapassagem.
O SUV também oferece proteção total tanto para seus ocupantes como para outros usuários da estrada, em caso de acidentes, graças aos equipamentos de segurança passiva aprimorados. Um novo airbag foi instalado entre os passageiros da frente, a fim de protegê-los em caso de colisão frontal com impacto lateral.
Na versão e-Tech Hybrid, o Renault Austral também é equipado com acesso especial à bateria. Aplicado em pontos estratégicos da carroceria e vidros, um QR code é destinado a fornecer informações às equipes de emergência, para que possam socorrer os ocupantes de forma mais rápida e eficiente.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.