Padronização da velocidade em São Paulo aumenta vida útil do automóvel

Novo limite na capital paulista, fixado em 50 km/h, permite economia de combustível e diminuição no impacto da suspensão e dos freios

A redução da velocidade em algumas vias da cidade de São Paulo tem dividido opiniões em relação às vantagens e desvantagens de trafegar em até 50km/h. Com o objetivo de prevenir novos casos de acidentes envolvendo vítimas, a exigência ainda ajuda a preservar o bom estado do automóvel, aumentando, assim, sua vida útil. Segundo informações da Monroe, fabricante mundial de amortecedores, o novo limite diminui o trabalho da suspensão.

Isso porque, como explica Juliano Caretta, coordenador de treinamento técnico da empresa, a nova regra provoca a diminuição da intensidade de absorção dos choques e das vibrações. “O impacto de passar em um buraco ou lombada a 50 km/h é menor do que a 70 km/h, e isso prolonga a durabilidade do conjunto”, afirma. Ainda de acordo com o especialista, em baixa velocidade também haverá parada mais curta e um trabalho um pouco mais suave dos componentes do freio.

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Além disso, a redução da velocidade máxima diminui o consumo de combustível. Porém, acrescenta Caretta, é importante lembrar que pressão dos pneus, rotação do motor, constantes trocas de marcha, uso do ar-condicionado e, congestionamentos e, até mesmo, rodar com as janelas abertas são ações que podem interferir nesta economia.

E é preciso salientar que o motorista deve ficar atento a outras ações que ajudam na conservação do automóvel e na sua segurança, bem como na do passageiro, tais como revisar o veículo periodicamente – seguindo as instruções da montadora –, abastecê-lo com combustível de qualidade e instalar peças que tenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

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Talita Morais
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Talita Morais

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