Licenciamento 2022; saiba quais são as vantagens de adiantar pagamento

Vários Estados oferecem desconto para motoristas que pagam o licenciamento 2022 antecipadamente. Percentuais de redução variam de 5% a 20%

O momento de realizar o licenciamento 2022 dos veículos se aproxima para os motoristas de São Paulo. O mês de julho é a data limite para a efetivação do pagamento para os veículos com placas finais 1 e 2. Para os outros números finais, os vencimentos acontecerão nos meses subsequentes até novembro.

A mudança de calendário foi definida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) após as alterações ocorridas nos prazos para este ano. A alteração de datas foi definida após a confirmação do aumento no número de parcelas no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, que estendeu o prazo de pagamento de três para cinco parcelas.

O pagamento antecipado da taxa, cujo valor é de R$ 144,86 neste ano, pode ser interessante. Veja a seguir.

Pagamento adiantado do licenciamento 2022 traz vantagens; confira como fazer

CRLV Digital: Passo a passo em vídeo para baixar e acessar o licenciamento

Certificado de licenciamento agora é somente digital (Foto: Divulgação/Detran-SP)

Confira as dicas de Matheus Packs, fundador do DOK Despachante, plataforma de serviços de despachante online, sobre a antecipação do licenciamento.

  • Desconto para a antecipação – No último ano, vários Estados implementaram o desconto para motoristas que realizam o pagamento antecipado. Os percentuais de redução variam de 5% até 20% a depender da região. Em São Paulo, por exemplo, o benefício foi de 24,95%, em 2021. Para saber qual desconto valerá este ano é preciso acessar o site do Detran do seu Estado.
  • Comodidade – Para as pessoas que gostam de se programar, antecipar o licenciamento pode ser uma boa alternativa, afinal, nem sempre o Detran avisa com antecedência sobre as datas de vencimento. Além disso, pagar o licenciamento junto ao IPVA proporciona um veículo totalmente legalizado, pois todos os débitos estarão em dia.
  • Quem pode antecipar – É preciso ressaltar que o licenciamento só é emitido após o pagamento do IPVA e de todos os demais débitos veiculares, como as multas de trânsito. Portanto, o primeiro passo é a consulta de débitos e o eventual pagamento de taxas, pois só quem está em dia com todos os tributos pode antecipar o licenciamento.
  • Aonde pagar – O adiantamento pode ser feito pelos mesmos canais dos demais débitos veiculares. É possível fazer o pagamento em casas lotéricas, bancos e despachantes credenciados e até no próprio Detran.
  • Licenciamento parcelado – Como padrão, os pagamentos veiculares são feitos de forma à vista nos bancos. Porém, inovações surgiram nos últimos anos para facilitar a resolução dos débitos veiculares. Em empresas credenciadas pelos Detrans – confira no site do órgão quais – é possível realizar o parcelamento do débito em até 12 vezes, entre outras opções de pagamento.
Veja como realizar o licenciamento 2022 de forma antecipada no DF

Após paga a taxa, CRLV pode ser impresso (Foto: Detran-MT)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA