Atendimento do Detran via Poupatempo faz sucesso em SP; saiba como usar
Detran afirma sucesso nos serviços digitais oferecidos em parcerias com o Poupatempo, com 92% de uso do total, veja.
De janeiro a maio deste ano, as unidades do Detran.SP integradas aos postos do Poupatempo atingiram a marca de 92% de atendimentos realizados por meio de canais digitais. Veja como utilizar os serviços.
Atendimento digital do Detran representa 92% da demanda
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Sã o Paulo, os serviços integrados ao Poupatempo representam 92% do total dos atendimentos. Isso corresponde a 18.154.544 solicitações atendidas, de um total de 19.716.320.
Entre os serviços mais acessados pela internet, o campeão é a consulta de pontuação na carteira de habilitação (CNH), com 5.854.736 pesquisas.
Em segundo lugar vem a emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): 4.675.815 licenciamentos eletrônicos.
Já os pedidos relacionados a CNH, como renovação do documento, vêm em terceiro lugar, com 2.094.600 atendimentos.
Para se ter uma ideia, esse é líder entre os serviços mais buscados presencialmente, com 993.163 (63,2%) solicitações.
“É uma verdadeira revolução digital, que só tem a crescer. Avalio que demos passos importantes, principalmente ao agregar tecnologia e soluções inovadoras no atendimento ao cidadão, que está cada vez mais conectado”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.
Como usar os canais digitais do Detran
Além da consulta de pontos, do licenciamento e da renovação digital da CNH, o órgão estadual de trânsito disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos.
É possível solicitar a segunda via da carteira de habilitação, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.
O atendimento pode ser solicitado diretamente no site do Departamento de Transito. Por lá, basta realizar o acesso com login e senha, ou realizar o cadastro se necessário, para acessar os serviços.
Poupatempo digital
Em abril, a cidade de São Paulo ganhou, um novo posto do Poupatempo. Como destaque, a unidade conta com formato inovador, tendo em vista que é o primeiro Poupatempo a oferecer serviços de forma digital e, portanto, sem a necessidade de agendamento prévio para sua utilização.
Com capacidade para oferecer 850 atendimentos por dia, a unidade oferece totens de autoatendimento, computadores e tablets, para que os usuários concluam suas solicitações de maneira autônoma.
Além disso, o posto disponibiliza wifi, para quem preferir realizar serviços do próprio celular, e colaboradores, que estão de prontidão para auxiliar e tirar dúvidas dos cidadãos.
“Esse novo Poupatempo, mais compacto e com foco nos serviços eletrônicos, faz parte do projeto de expansão do programa, realizado pela Prodesp, e visa oferecer ainda mais comodidade e transparência à população, que já pode contar com o apoio de nossos colaboradores para realizar os quase 200 serviços digitais oferecidos em nossos eletrônicos”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela gestão do Poupatempo.
Serviço:
Poupatempo CREA Digital
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059 – Pinheiros – São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.