Conheça o Ford Pro Electric, supervan elétrica de 2.000 cv

Conheça a supervan elétrica da Ford, a Pro Electric que acaba de ser apresentada e tem mais de 300 km/h de velocidade máxima.

A quarta geração da supervan elétrica da Ford faz o arranque de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, e a velocidade é superior aos 300 km/h. Conheça o modelo que foi apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido.

Conheça a supervan elétrica da Ford, a Pro Electric que acaba de ser apresentada e tem mais de 300 km/h de velocidade máxima

Conheça a supervan elétrica da Ford, a Pro Electric que acaba de ser apresentada e tem mais de 300 km/h de velocidade máxima (Foto: Divulgação)

Alta performance: conheça a supervan elétrica da Ford

A Ford apresentou hoje a Ford Pro Electric SuperVan, quarta geração da sua icônica linha de vans de ultra-alta performance, no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido.

A nova van elétrica, com cerca de 2.000 cv, é a mais potente já produzida pela marca: acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e chega a mais de 300 km/h.

Desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela STARD, especializada em carros elétricos de competição, na Áustria, a supervan é uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit, levadas ao extremo para o mundo das pistas.

A Ford Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e um sistema especial de controle. O seu chassi, desenvolvido especialmente para as pistas, é baseado na E-Transit, primeira versão elétrica da van mais vendida da Europa.

“Com 2.000 cv de potência elétrica, emoção incomparável e estilo inspirado na nova E-Transit, esta é a supervan do século 21.

Mas performance não é só potência. Como nos carros de corrida modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

Conheça a supervan elétrica da Ford, a Pro Electric que acaba de ser apresentada e tem mais de 300 km/h de velocidade máxima.

Design aprimora a performance do modelo (Foto: Divulgação)

Capacidade é percebida através do design aerodinâmico

O time de design da Ford teve liberdade para criar o estilo agressivo da Ford Pro Electric SuperVan, com linhas musculosas e arcos de rodas que revelam a sua extrema capacidade.

O time de engenharia também pôde aproveitar todo o potencial da motorização elétrica, com menos restrições de espaço e refrigeração que as normalmente encontradas nos motores a combustão.

A van de competição combina a estrutura de aço da E-Transit com paineis de carroceria em composto leve.

O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em um carregador rápido padrão.

Como na E-Transit, o motorista conta com várias câmeras para ajudar nas manobras. E foram instaladas também câmeras adicionais para o público poder acompanhar a sua performance impressionante.

O divisor frontal, as saias laterais e o difusor traseiro são típicos de veículos de competição. Os recortes e a asa traseira geram “downforce” para aumentar a tração na pista. A suspensão de braços duplos e os freios também são especiais.

Supervan elétrica tem multimídia do Mustang Mach-E

O interior da supervan tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma grande tela multimídia vinda de veículos de produção da Ford, como o Mustang Mach-E. Ela controla os sistemas de conectividade, informação e também os cinco modos de direção que variam o mapa de torque, a frenagem regenerativa e outros parâmetros de resposta para rodagem em estrada, pista, drag, drift e rali.

O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit.

Em baixa velocidade, o modo Eco otimiza a eficiência do motor, maximiza a frenagem regenerativa e corta a tração no eixo traseiro. O botão E-Boost aumenta a potência e o torque instantâneos para velocidade máxima.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA