Com índices positivos de 50,9% e 48,9% após três anos de uso, o Mercedes-Benz Atego 2426 6×2 e o Kia Bongo K2500 obtiveram as melhores avaliações nas categorias Caminhões e Utilitários de Carga, respectivamente, na 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais (SMVR-VC 2022).
“Ainda por conta das consequências nefastas da pandemia por Covid-19 e falta de semicondutores, o setor de caminhões e utilitários não voltou à normalidade de produção. De outra parte, a demanda está superaquecida. Com isso, os compradores recorreram aos seminovos, o que explica a supervalorização desses veículos, mesmo depois de três anos de uso”, explica Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme, responsável pela premiação.
Confira todos os contemplados com o SMVR-VC 2022 (Selo Maior Valor de Revenda)
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No total, nove modelos foram contemplados com Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2022.
Categoria Utilitários
- Kia Bongo K2500 – camioneta de carga, com valorização de 48,9%
- Renault Master Furgão – furgão de carga, +39,8%
- Fiat Fiorino Furgão – furgoneta de carga, +22%
- Mercedes-Benz Sprinter Van – minibus, +22,3%
Categoria Caminhões
- Mercedes-Benz Atego 2426 6×2 – semipesado, +50,9%
- Volkswagen 11-180 Delivery – médio, +50,4%
- Volkswagen Delivery Express – semileve, +49,5%
- Mercedes-Benz Accelo 1016 – leve, +44,4%
- Scania R-450 A 4×2 – pesado, +31,9%
Maiores campeões
Em oito edições do SMVR-VC, de 2015 a 2022, a Mercedes-Benz venceu 25 vezes, entre as categorias Utilitários e Caminhões. Em sete oportunidades, a marca alemã cravou o título de “Campeão Geral”.
Na sequência, a Volkswagen faturou nove selos e dois títulos máximos. A Renault, venceu seis vezes, com dois títulos de “Campeão Geral”. A Hyundai venceu em quatro oportunidades, com três melhores colocações em Utilitários.
Depois de vencer na categoria “camioneta de carga”, em 2021, a Kia Brasil chegou a campeão geral este ano. Fiat, Ford, Iveco, Scania e Volvo também venceram nas categorias, mas não anotaram o maior valor de revenda na classificação geral.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo:
“os resultados obtidos pela Mercedes-Benz, nos últimos oito anos da certificação, demostraram claramente o reconhecimento do mercado, por meio da qualidade do produto em sim, mas em especial pelos serviços de pós-venda oferecidos pela montadora alemã. Assim, como os demais índices mostram a prioridade que as empresas oferecem aos veículos de trabalho”.
Para formar o índice de depreciação ou de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em maio de 2019 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja em maio de 2022. Este é, geralmente, o prazo médio de substituição para fins de renovação de frota.