Guias de serviços do Detran já podem ser pagas via PIX no PR; saiba quais
A partir desta segunda-feira (20), as guias referentes aos serviços de veículos do Detran-PR podem ser pagas via PIX pelo celular.
A partir desta segunda-feira (20), as guias referentes aos serviços de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já podem ser pagas via PIX. Desde o dia 13 de junho, o órgão vinha realizando testes para o recebimento de pagamentos do licenciamento e de multas nessa modalidade.
Serviços do Detran já podem ser pagas via PIX; veja detalhes
A partir de agora, as guias emitidas por qualquer dos bancos credenciados podem ser pagas por QR Code pelo celular. Já no primeiro dia de funcionamento, 4.103 guias foram pagas via Pix.
“O primeiro dia de pagamentos já se mostrou um sucesso e só prova que realmente este tipo de pagamento traz mais facilidade para o cidadão”, afirma o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado.
Furtado ressalta outros fatores que também trazem agilidade e comodidade para o proprietário de veículo – a taxa pode ser paga por meio de qualquer banco, inclusive os digitais, ser quitada com uso do celular, além de estar disponível a qualquer hora.
Confira as guias que podem ser pagas via PIX
O Detran-PR informa que todas as fases dessa solução para pagamento estão sendo desenvolvidas em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e com o Banco do Brasil.
Na atual fase, a segunda, entram na modalidade de pagamento todas as guias dos serviços de veículos listados a seguir:
- Primeiro emplacamento;
- Aquisição de veículo;
- Aquisição de veículo com troca de município;
- 2ª via do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
- Alteração de dados;
- Mudança de município;
- Baixa do veículo;
- Registro de outro Estado;
- Reativação de veículo;
- Certidão de registro do veículo;
- Concessão da placa de experiência;
- Renovação da placa de experiência;
- Certidões diversas;
- Autorização para alteração de características;
- Autorização para remarcação de chassi;
- Vistoria;
- Licença de para-brisa;
- Liberação de veículo;
- Autorização para confecção de placa;
- Cópia de documento existente em processo;
- Autorização para gravação de chassi;
- Solicitação para confecção de plaqueta;
- Baixa da placa de experiência;
- Cancelamento da comunicação de venda;
- Gravação de motor;
- Autorização prévia para CSV;
- Autorização para transporte escolar;
- Cadastramento de veículo.
Como pagar
Ao acessar o portal do Detran-PR, o motorista deverá procurar por “Extrato de Veículos” e preencher o formulário com o seu Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
No resumo da consulta, aparecerá se existe débito de licenciamento ou de multas impostas ou obrigatórias e a opção de emitir a guia do total de débitos. Então, basta selecionar o débito para pagar e escolher entre gerar o QR Code do PIX ou emitir a guia, na qual também aparecerá o QR Code do PIX ao lado do código de barras.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.