Fábrica da Volks dá férias para 3 mil trabalhadores por falta de peças

A Volkswagen irá colocar 3 mil trabalhadores da produção em férias coletivas, na fábrica de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, em função da falta de peças e componentes eletrônicos para finalizar a produção dos veículos. Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica por dez dias, de 27 de junho a 7 de julho. 

Fábrica da Volkswagen
A falta de semicondutores irá paralisar a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP mais uma vez (Foto: Divulgação/VW)

A montadora já havia colocado cerca de 2,5 mil metalúrgicos dessa mesma unidade em férias coletivas no mês de maio por problemas na cadeia de suprimentos. A falta de peças, notadamente os semicondutores, vem afetando fortemente a indústria automotiva desde maio do ano passado.

“Toda a indústria nacional vem sendo impactada e isso acaba atingindo diretamente os trabalhadores. A falta de política industrial e de desenvolvimento no País tem causado a desestruturação da cadeia produtiva nacional”, analisa José Roberto Nogueira da Silva, coordenador-geral da representação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na fábrica da Volkswagen.

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O dirigente sindical destaca que acordo vigente com a VW, negociado entre sindicato e empresa, “permite que os trabalhadores tenham tranquilidade em relação aos empregos e garante previsibilidade sobre o futuro da fábrica”.

A Volkswagen conta, na unidade de São Bernardo do Campo, com cerca de 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil alocados na produção.

 

Montadoras
Fábrica da VW em Taubaté-SP (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) também teve produção afetada

A montadora alemã já havia enfrentado problemas de produção na fábrica em Taubaté (SP), sendo obrigada a suspender um dos turnos de produção, entre os dias 4 de fevereiro e 4 de abril, devido à falta de semicondutores.

Nesse período, cerca de 800 trabalhadores permaneceram em regime de lay-off, na sequência de um mês de férias coletivas.

Em Taubaté, a Volkswagen aproveitou a diminuição do ritmo de produção para realizar adequações na linha de produção, visando à implantação da plataforma Modular Transverse Matrix (MQB).

A plataforma permite a produção de novos modelos – como o Polo Track, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2023 saído da fábrica de Taubaté – e a redução do tempo para produzir os veículos. O investimento faz parte do pacote de R$ 7 bilhões anunciado pela Volkswagen, em novembro passado, para a modernização de suas plantas na América Latina.

Em São Bernardo do Campo, onde fica a unidade que será paralisada agora, são produzidos o sedã Virtus, o hacht Polo, a picape Saveiro e o SUV Nivus.

VW Virtus GTS 2023
VW Virtus é um dos carros que terão produção afetada (Foto: Divulgação/VW)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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