Carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros; descubra quais são

Muitos carros são exclusivos e podem surpreender por conta do visual ou pelo motor. Veja carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros.

Qual é o primeiro país que vem à sua mente quando se fala em carros exclusivos? Alguns irão falar da Itália. Outros falarão da Alemanha. Mas existem carros brasileiros que atendem a este requisito. Muitos destes modelos são exclusivos e podem surpreender por conta de vários motivos. Conheça alguns carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros.

carros surpreendentes

O Brasil já produziu diversos esportivos interessantes. Veja alguns deles aqui! (Foto: Divulgação/Lobini)

Veja aqui uma seleção com carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros

1 – Brasinca 4200 GT (Brasinca Uirapuru)

O primeiro carro de nossa lista é o Brasinca 4200 GT. O modelo, que também pode ser conhecido com Uirapuru, lançado no ano de 1964 e teve 73 unidades produzidas. Ou seja, bastante raro. Este modelo conseguia alinhar um visual magnífico e uma motorização potente.

Primeiramente, falando de seu design, este carro trazia linhas modernas no lado externo e no lado interno. Por dentro, ainda é possível encontrar detalhes sofisticados. Mas o grande destaque do carro é o seu motor.

Este modelo vinha de fábrica com um motor 4.3 de seis cilindros, que podia render 155 cv de potência e 32,7 kgfm de torque. Este carro já foi equipado com uma transmissão manual de três velocidades e um outro manual de quatro velocidades.

2 – Willys Interlagos

carros surpreendentes

Willys Interlagos (Foto: Divulgação/Willys)

Quem também está em nossa lista é o Willys Interlagos. O veículo começou a ser produzido em 1962 e é considerado o primeiro carro esportivo feito em terras brasileiras. O design do carro era praticamente o mesmo do também lendário Alpine A108. Estamos falando de outro clássico da indústria brasileira. Ainda mais quando falamos do design.

Os faróis dianteiros redondos se destacavam. Alguns detalhes ajudavam a aerodinâmica. Mas o grande destaque deste carro era a motorização.

Ele estava equipado com um motor 1.0 de quatro cilindros. O motor podia produzir uma potência máxima de 70 cv. Dados mostram que o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos. A velocidade máxima podia chegar a 160 km/h.

3 – Puma GT 1500

carros surpreendentes

Puma GT 1500 (Foto: Divulgação/Puma)

A Puma Automóveis foi uma das marcas nacionais mais conhecidas do Brasil. A empresa fez bastante barulho nos anos 60, 70 e 80. Um dos principais carros da marca é o Puma GT 1500. Este, que foi lançado em meados dos anos 60, usava chassis do popular VW Karmann-Ghia. Visualmente, o carro vinha com design de carro de corrida.

Do mesmo modo que o Willys Interlagos, os faróis redondos se destacam. Quem também se destaca é o motor VW 1500 (1.493 cc) com kit especial (dois carburadores e escapamento esportivo). O propulsor tinha uma potência máxima de 60 cv.

4 – Aurora 122C

Um dos superesportivos mais desejados e queridos pelos gearheads de todo o mundo é a Ferrari F40. O modelo, produzido entre 1987 e 1992, marcou uma geração de fãs por automóveis. Além disso, o carro pode ter servido de inspiração para a construção do Aurora 122C. Estima que o número de unidades produzidas e unidades ainda existentes seja baixo.

Ou seja, um dos carros mais raros desta lista com Carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros. O carro se destacava pelo visual ousado e linhas exclusivas. Já o motor deste esportivo era o 2.0 utilizado pelo Chevrolet Monza. No esportivo, o propulsor passou por mudanças (ganhou turbo, por exemplo) para atingir 214 cv de potência e 34 kgfm de torque.

5 – Lobini H1

Lobini H1 (Foto: Divulgação/Lobini)

Por fim, falaremos do carro mais recente da lista. O Lobini H1 foi lançado no ano de 2007 e chamava a atenção por diversos detalhes. A carroceria, por exemplo, traz detalhes em fibra de vidro. Uma solução interessante oferecida pelo automóvel eram as portas que lembram um Lamborghini, quando abertas. Outras partes lembravam os carros da Lotus.

O interior também tinha um visual esportivo. O Lobini H1 vinha equipado com um motor 1.8 turbo 20V, que pode render uma potência máxima de 180 cv e um torque máximo de 24 kgfm.

Este motor está acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. Dados mostram que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em seis segundos. Já a velocidade máxima era de 230 km/h.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA