Nova CNH já está em vigor; saiba como trocar seu documento

A nova CNH está em vigor desde o primeiro dia deste mês. O documento passou por mudanças importantes no visual e conta com novas informações.

Uma novidade importante para os motoristas de todo o Brasil. A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está em vigor desde a última quarta-feira (01/06). O documento passou por mudanças importantes em seu visual. Além disso, novas informações do motorista serão adicionadas. Mas você sabe quem pode e como emitir esta nova CNH?

nova CNH

A nova CNH está em vigor desde o dia 1º de junho (Foto: Gabriel Santos/Unsplash.com)

Todos os detalhes da Nova CNH

Este é um dos documentos mais importantes que temos. Afinal, a CNH é a prova que a pessoa está habilitada a conduzir carros, motos, caminhões e outros veículos. Neste mês, o documento passou por mudanças importantes. A nova CNH está em vigor desde o primeiro dia do junho e traz mudanças que os motoristas devem ficar atentos.

Tais mudanças ficaram estabelecidas por meio da Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A cor do documento, por exemplo, passou a ser verde e amarelo. Além disso, uma tabela, que indicará as categorias que a pessoa está habilitada, também passa a ter seu espaço na carteira de motorista.

nova CNH

Foto: Reprodução/Contran

Sem falar que o documento mostrará a diferença entre a permissão para dirigir (letra P) e carta definitiva (letra D). Outras mudanças importantes foram realizadas. Mas a grande pergunta deve ser feita: como eu faço para conseguir trocar minha CNH para o novo modelo?

A primeira coisa que as pessoas devem entender que a troca não é obrigatória neste momento. Hoje, apenas alguns grupos possuem alguma chance de receber o documento. Um bom exemplo são as pessoas que irão tirar a primeira habilitação. ,

Esta etapa engloba as aulas teóricas, as aulas práticas, o exame teórica, exame prático e entre outros. Você pode ler mais sobre o assunto você pode clicar aqui.

Renovação da CNH

nova CNH

Foto: Pixabay.com

Também podemos citar as pessoas que irão realizar a renovação da CNH. Neste caso, a pessoa terá que respeitar os novos prazos de validade da carteira. Estes dependem da idade que a pessoa possui

  • Motoristas de até 50 anos = 10 anos de validade
  • Motoristas de 50 a 69 anos = 5 anos de validade
  • Condutores de 70 anos ou mais = 3 anos de validade

Você pode ver mais detalhes sobre todo o processo de renovação aqui. Lembrando sempre que a renovação da CNH é algo importante. Afinal, caso você seja pego por uma autoridade de trânsito com o documento há 30 dias (ou mais), você pode ser multado. Neste caso, estamos falando de uma infração gravíssima.

Nestes casos, a punição será de: R$ 293,47 de multa e sete pontos na carteira. Sem falar das pessoas que devem tirar a segunda via do documento. Ou seja, uma novidade que atingirá apenas pessoas neste momento..

Outras mudanças na nova CNH

nova CNH

Foto: Alexey Malakhov/Unsplash.com

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está bastante diferente do modelo anterior. Vimos acima algumas mudanças sobre a cor do documento e as categorias. Também podemos destacar os novos elementos gráficos, que podem evitar fraudes e falsificações. Outro importante é com relação à viagens internacionais.

Neste caso, estamos falando das frases Secretária Nacional de Trânsito, Carteira Nacional de Habilitação, Driving License e Permiso de Conducción. O que também estará disponível é a indicação de restrições médicas e exercício de atividade remunerada (EAR). Por fim, falaremos da presença do QR Code.

Ela contará com diversas informações do motorista. Lembrando que o motorista pode contar com uma versão impressa, a versão digital ou ambas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA