Público poderá testar elétricos da VW pela 1ª vez neste sábado (28)

Os elétricos da VW: ID.3 e ID.4 estarão disponíveis para testes pela primeira vez no próximo sábado (28), em evento em SP. Saiba mais

Os Volkswagen ID.3 e ID.4, modelos totalmente elétricos, estarão disponíveis para testes do público brasileiro pela primeira vez no próximo sábado (28), durante o Dia da Mobilidade Elétrica, evento que acontecerá na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Com a presença dos elétricos no evento, que será realizado das 12h às 18h com o objetivo de disseminar o conceito de eletromobilidade, a Volkswagen pretende reforçar a sua estratégia de mobilidade sustentável no País, conectando-se com novos consumidores.

Confira 5 carros elétricos 2022 que serão destaque no mercado nacional

Carros ID.3 e ID.4 da Volkswagen (Foto: Divulgação)

Conheça os veículos elétricos da Volkswagen

Apresentados à imprensa brasileira no ano passado, tanto o SUV elétrico ID.4 como o hatch compacto ID.3 seguem em testes de rodagem e adaptação, ainda sem data de lançamento prevista no País – o mais provável é que os carros cheguem ao mercado nacional somente em 2023.

Motorização e bateria

Totalmente elétricos, ID.3 e ID.4 são montados sobre a nova plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen. Ambas as versões presentes no evento são equipadas com motor que desenvolve 204 cv de potência e 310 Nm de torque, alimentado pelo conjunto de baterias de 58 kWh e 77 kWh, respectivamente.

A autonomia prevista é de até 426 km para ID.3 e de 522 km para ID.4, de acordo com o ciclo europeu (WLTP). Nos dois modelos, o sistema de recarga rápida é capaz de recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 50 minutos, considerando a recarga DC (100 kW). As bateria ficam posicionadas nos assoalhos dos modelos, permitindo um melhor aproveitamento de espaço na cabine.

Design e tecnologia dos elétricos da VW

Volkswagen ID.4 (Foto:Divulgação)

Os modelos exibem uma nova identidade para a Volkswagen, projetadas pelo time de design do brasileiro Marco Pavone, chefe mundial de Design Exterior da VW. Aparecem com o sobrenome 1st Edition, uma exclusiva edição especial trazendo altos níveis de equipamento. O ID.3 segue o caminho do Beetle e do Golf. Já o ID.4 figura no segmento que mais cresce no mundo, o de veículos utilitários esportivos (SUVs).

Ambos se destacam pela grande distância entre-eixos da plataforma MEB, que proporciona um amplo espaço interno. 

Do lado de fora, tanto o hatch compacto como o SUV chamam atenção por seus faróis interativos matriciais, denominados IQ. Light. Os faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D. Destacam-se, ainda, as rodas de liga leve de 20 polegadas (ID.3) e 21 polegadas (ID.4) escolhidas para as versões.

Experiência a bordo dos elétricos da VW

Volkswagen ID.3 (Foto:Divulgação)

As unidades disponíveis para test-drive durante o Dia da Mobilidade Elétrica são equipadas com recursos digitais que garantem que todos os motoristas se ambientem intuitivamente. 

Os carros têm painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas, central de infoentretenimento com tela sensível ao toque – de 10 polegadas para ID.3. e de 12 polegadas para ID.4 – posicionada centralmente e que disponibiliza ao motorista todas as informações mais importantes. 

Todos os controles, incluindo os localizados no volante multifuncional, são operados por meio de botões sensíveis ao toque – somente os vidros elétricos continuam a ser acionados por interruptores táteis. Tudo pode ser operado, também, por um controle por voz natural e inteligente. ID.3 e ID.4 são rapidamente conectados ao smartphone graças ao App Connect.

Volkswagen ID.3 e ID.4 (Foto:Divulgação)

A versão disponível do ID.4 oferece ainda teto solar panorâmico e head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada, além de projeção de dados em 3D.

Em termos de segurança, os elétricos da VW trazem uma longa lista de equipamentos, que inclui frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, sistema de manutenção de faixa e detecção de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA