Novo Chevrolet Equinox RS e Jeep Compass Limited: qual levar?

O objetivo do novo Chevrolet Equinox RS é simples: ser uma alternativa ao Jeep Compass. Mas será que ele consegue? Veja o comparativo!

Uma categoria que vem evoluindo aqui no Brasil é a dos SUVs médios. Afinal, tivemos lançamentos importantes, como o do novo Chevrolet Equinox RS. O objetivo dele é simples: ser uma alternativa ao Jeep Compass. Mas será que ele consegue? Veja um comparativo entre o carro da GM e o Compass Limited.

novo Chevrolet Equinox RS

O Chevrolet Equinox RS foi lançado recentemente aqui no Brasil (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Novo Chevrolet Equinox RS x Jeep Compass Limited

Os SUVs médios são bastante desejados pelos brasileiros. Com isso em mente, as marcas vêm investindo cada vez mais neste tipo de carro. O lançamento mais recente do mercado foi o do novo Chevrolet Equinox. Este carro está sendo vendido em duas versões. Sendo que a mais em conta é a RS, que possui um preço de lançamento de R$ 204.990.

Chevrolet Equinox RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

A reestilização trouxe diversas mudanças com relação ao modelo lançado em 2017. A grade dianteira foi um dos pontos alterados. Nesta versão aqui, ela possui um formato de colmeia. Também foram alterados os faróis, os para-choques e as lanternas traseiras. Posicionado abaixo da versão Premier, o modelo RS traz um visual mais ousado.

Ou seja, o veículo possui um para-choque diferenciado. Já os detalhes cromados estão pintados em preto. O mesmo acontece com as rodas, com o rack de teto e com os logotipos da Chevrolet. Do outro lado do comparativo está o Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex, que custa partir de R$ 194.490.

novo Chevrolet Equinox RS

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex (Foto: Divulgação/Jeep)

Para diferenciá-lo das outras versões, a marca adicionou um teto preto e rodas de 19 polegadas diamantadas. O veículo foi lançado por aqui no ano de 2016. Em 2021, o Compass passou por mudanças para se manter competitivo no mercado. Lembrando que no mesmo ano, o carro foi o mais vendido entre os SUVs médios.

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex (Foto: Divulgação/Jeep)

Enquanto isso, no primeiro quadrimestre deste ano, o modelo teve 19.001 unidades vendidas. Pensando nas dimensões, o carro importado do México (Equinox) leva a melhor no comprimento (4.652 mm conta 4.404 mm do Compass), na largura (2.105 mm contra 1.819 mm do Compass) e na altura (1.697 mm contra 1.625 mm do Compass).

Conjunto mecânico e consumo

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex (Foto: Divulgação/Jeep)

Estamos falando de dois modelos equipados com um motor turbo. O Chevrolet Equinox RS, por exemplo, traz debaixo do capô um motor 1.5 Turbo de quatro cilindros (gasolina). Este propulsor pode produzir uma potência máxima de 172 cv e um torque máximo de 27,8 kgfm. O carro usa uma transmissão automática de seis velocidades.

Já o Jeep Compass Limited está equipado com um motor 1.3 Turbo Flex 16V. Este propulsor rende 185 cv de potência e 270 Nm de torque. Este conjunto mecânico ainda traz uma transmissão automática de seis velocidades. Aqui, podemos ver que o propulsor colocado no modelo da Jeep é mais potente.

Chevrolet Equinox RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Quanto ao consumo dos modelos, temos um empate. Claro, considerando que o Equinox possui um consumo melhor rodando na cidade. Já o Compass se destaca por conta do consumo em rodovias e por ser Flex. Veja abaixo os dados de consumo dos dois SUVs.

Chevrolet Equinox RS

  • Cidade = 11,5 km/l
  • Estrada = 9,3 km/l

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex

  • Cidade = 10,2 km/l (gasolina) e 7,2 km/l (etanol)
  • Estrada = 11,7 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)

Outros atributos e equipamentos de série

Um quesito muito importante na hora de comprar um carro é o espaço interno. E os dois modelos aqui fazem um bom trabalho. Levando em conta o entre-eixos, o Equinox leva vantagem (2.725 mm contra 2.636 mm do Compass). No entanto, o carro feito em Goiana-PE (Compass) vence no porta-malas (476 litros contra 468 litros do Equinox).

Chevrolet Equinox RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Ambos os SUVs se destacam ainda pelos equipamentos de série. O Chevrolet Equinox RS vem com seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade e tração, freios ABS e com EBD; ar-condicionado dual zone, Hill Start Assist, câmera de ré, direção elétrica progressiva e entre outros.

Sem falar da chave presencial eletrônica, do computador de bordo, do Easy Entry, do Easy Park, do Easy Start, do sensor de chuva, banco com revestimento premium, da central multimídia MyLink, do sistema de áudio com seis alto-falantes, do acabamento interno na cor preto “Jet Black” e costuras em vermelho; e entre outros.

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex (Foto: Divulgação/Jeep)

Da mesma forma, o Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex traz um bom pacote de equipamentos. Ele vem de fábrica com sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), protetor de cárter, câmera de estacionamento traseira, Hill Start Assist, controle de estabilidade, monitoramento de pontos cegos, piloto automático e outros.

O carro também vem com faróis Full LED, freios ABS,, bancos de couro, ar-condicionado automático dual zone, Jeep Traction Control+, central multimídia de 10,1 polegadas, carregador de smartphone, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, sete airbags, direção elétrica, Park Assist, Adventure Intelligence e entre outros.

Conclusão: Fique com o Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex

novo Chevrolet Equinox RS

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex (Foto: Divulgação/Jeep)

Assim sendo, temos aqui dois bons representantes da categoria dos SUVs médios. E não foi muito fácil escolher entre os dois. O Chevrolet Equinox RS traz bons atributos. No entanto, o Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex vence por ser mais barato, mais potente e mais econômico.

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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