Carro movido a esterco e hidrogênio bate recorde de autonomia

Já ouviu falar de um carro movido a esterco e hidrogênio? Um Renault modificado com um combustível que é feito partir deles bateu recorde.

Os carros a combustão são movidos, comumente, à gasolina, etanol e diesel. Já os veículos elétricos usam eletricidade. Mas, você conhece um carro movido a esterco e hidrogênio? Iremos falar aqui de um Renault Zoe modificado que rodou por mais de 2 mil km com um combustível que é feito partir de tais elementos.

E ele bateu um recorde de autonomia. Entenda essa curiosa história!

Carro movido a esterco e hidrogênio

Um Renault Zoe equipado com uma célula de combustível que se alimenta de G-H3 (Foto: Divulgação/Renault)

Veja como um carro movido a esterco e hidrogênio bateu um recorde de autonomia

A informação foi divulgada pela Agence France-Presse (AFP). De acordo com ela, o compacto da montadora francesa foi modificado pela ARM Engineering. Este veículo percorreu 2.055,68 km sem necessidade de parar para o reabastecimento. Na ocasião, o teste, que rendeu o recorde de autonomia, foi feito com o modelo acelerando a 50 km/h.

Carro movido a esterco e hidrogênio

Foto: Divulgação/ARM Engineering

O feito aconteceu na última quarta-feira (11/05) em um circuito localizado na cidade de Albi, na França. Uma verdadeira equipe participou desta missão. Para dirigir o veículo, foram chamadas cinco pessoas. Todas elas dirigiram o veículo. Os testes durou três dias (das sete da manhã até meia-noite). Este carro usou dois tipos de combustíveis diferentes.

Como já sabemos, o Renault Zoe é movido à eletricidade. A unidade recordista contava com o tanque cheio. Além disso, a ARM Engineering instalou um tipo de tanque com 200 litros de um bicombustível chamado G-H3. Criado pela empresa francesa, este é feito a partir de esterco e hidrogênio.

Carro movido a esterco e hidrogênio

Foto: Divulgação/ARM Engineering

No caso, eles trabalham em conjunto para que uma célula de combustível seja alimentada. E assim surge a eletricidade necessária para ajudar a bateria do carro.

Lembrando que para produzir 1 kWH de eletricidade, seria necessário 0,5 litro deste combustível usado no Zoe recordista. Isso é o que estima Marc Lambec, presidente da ARM Engineering, Ele também fala que o método pode ser adaptado para o uso em carros com motor a combustão. 

“Em um veículo térmico, o dispositivo permite reduzir em 80% as emissões de CO2 e suprimir as partículas finas”, disse Lambec. 

Recorde anterior

O carro movido a esterco e hidrogênio bateu o recorde do japonês Toyota Mirai. No ano passado, o veículo, que estava totalmente abastecido com hidrogênio rodou durante dois dias (ou 1.360 km) sem parar para abastecer. Isso aconteceu no estado da Califórnia, Estados Unidos.

Renault Zoe no Brasil

Foto: Divulgação/Renault

O Renault Zoe 100% elétrico está disponível do Brasil. O carro é um dos veículos elétricos oferecidos pela montadora francesa. Ele mede 4.087 mm de comprimento, 1.787 mm de largura e 1.562 mm de altura. No ano passado, ele foi renovado. O compacto ganhou uma grade maior, por exemplo. Hoje, ele pode ser encontrado na versão Intense.

Ele está custando a partir de R$ 239.990. Este carro até possui uma lista de equipamentos bastante interessante. Ele vem com piloto automático, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros, central multimídia de sete polegadas, sensor de estacionamento, sensor crepuscular e entre outros.

Foto: Divulgação/Renault

Foto: Divulgação/Renault

A motorização é semelhante a usada no modelo citado acima. No caso, o Zoe traz um motor elétrico que pode render 135 cv de potência e 25 kgfm de torque. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. Ele é alimentado por uma bateria de 52 kWh. Sua autonomia é de 385 km (ciclo WLTP).

Com informações de Agence France-Presse (AFP)

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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