Comprar carro zero com juros mais baixo é possível; veja alternativas
Veja como comprar carro através de novas modalidades sem ter que optar pelo financiamento tradicional de veículo.
A taxa de juros aumentou nos últimos tempos, dessa forma, novas alternativas devem ser pensadas por quem quer comprar carro, veja as opções.
Financiamento mais caro: veja outras alternativas para comprar carro
Os problemas de abastecimento na cadeia de suprimentos de componentes eletrônicos, a queda do poder de compra dos consumidores e o aumento do preço dos combustíveis seguem impactando o setor.
As vendas de veículos novos tiveram o pior primeiro trimestre em 20 anos, de acordo com a Fenabrave.
O segmento de automóveis novos sofreu o maior impacto entre os veículos novos, com queda de 25,03% na venda do trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse resultado evidencia o impacto do aumento dos juros nas vendas financiadas. No Brasil, em média 4 em cada 10 veículos novos são financiados.
“Os juros para aquisição de veículos por pessoas físicas seguem tendência de crescimento nos últimos meses, acompanhando a trajetória de alta da Selic. Reflexo disso e da dinâmica recente da economia global, as concessões de crédito para aquisição de veículos por pessoas físicas têm apresentado queda nos últimos meses”, comenta Danilo Igliori, economista-chefe da OLX Brasil.
Como comprar carro sem ceder ao aumento de juros do financiamento tradicional: investimento pode ser boa saída
Dessa forma, novos métodos de aquisição devem ser pensados como medida de não pagar altas taxas de juros.
Uma das possibilidades é optar pelo investimento. Porém, essa opção exige um pouco mais de esforço, tendo em vista que será necessário um tempo a mais para que o dinheiro renda o suficiente para a aquisição do veículo.
Nesse caso, pense no modelo que você pretende comprar para ter uma média de valor. Além disso, é necessário ter em mente de quanto tempo você está disposto a esperar para conquistar o valor necessário.
Com essas informações, será possível prever qual será o valor necessário que deve ser investido por mês para a conclusão do objetivo final.
Levando em consideração um período mais curto de tempo, o ideal é concentrar os investimentos em produtos de menor risco e tempo curto de resgaste, como a renda fixa, por exemplo.
Consorcio não possui taxa de juros
Uma das maiores vantagens da modalidade é que, diferentemente dos financiamentos tradicionais, ao adquirir um carro por um consórcio, não existem juros, somente as taxas de administração.
Além disso, não é necessário pagar um valor de entrada e há maior flexibilidade no pagamento das cotas.
“Por essência o consórcio já é um tipo de investimento e que permite a organização financeira e isso se torna essencial no momento de instabilidade econômica que vivemos”, pontua Fernando Lamounier, diretor da Multimarcas Consórcios.
Porém, é necessário ter em mente que diferente de um financiamento tradicional, a carta de crédito dos consórcios de carros não são liberadas de forma imediata.
Pense em novas formas de mobilidade
Outra saída é optar por práticas onde não há a compra efetiva do produto, mas novas possibilidades de locomoção, como por exemplo, o aluguel de carros.
A principal vantagem do método de aquisição é a não necessidade de lidar com impostos e manutenção, por exemplo.
“Um aluguel mensal de carros completo ainda beneficia o cliente com serviços de concièrge, leva e traz para reparos e revisões e gestão de multas, seguro e IPVA.
É possível ter ainda mais vantagem quando o contrato oferece flexibilidade quanto ao acordo de quilometragem, em uma verdadeira relação de ganha-ganha.” Afirma André Campos, CEO da For You Fleet.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.