Primeiro aeroporto para carros voadores é inaugurado: saiba detalhes

Os carros voadores terão aeroportos próprios para pousos e decolagens. O Air One, por exemplo, foi inaugurado em Coventry, na Inglaterra.

Os carros voadores estão mais próximos do que imaginamos. Várias empresas pretendem lançar seus eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical). E estes novos veículos terão aeroportos próprios. Um deles, chamado de Air One, foi inaugurado na Inglaterra e servirá de exemplo para outros que surgirão em breve.

carros voadores

O primeiro aeroporto para carros voadores foi inaugurado (Foto: Divulgação/Supernal)

Veja tudo sobre o primeiro aeroporto para carros voadores

Tais veículos voadores podem ser uma nova forma de se locomover entre duas localidades. E eles já começaram a ganhar novos pontos de decolagem e aterrissagem. O Air One foi aberto na última segunda-feira (25/04). Localizado na cidade de Coventry, ele pode ser usado tanto pelos carros voadores tanto por drones usado em entregas.

eVTOL da Eve (Foto: Divulgação/Eve/Embraer)

Vale ressaltar que um teste foi realizado no dia da inauguração do “vertiporto” na Inglaterra. Na ocasião, foi usado um drone da Malloy Aeronautics para trazer uma caixa de espumantes. O item carregado pelo T150 pesava cerca de 12 kg. Este aeroporto será operado pela Urban-Air Port por um mês.

De acordo com a empresa, a cidade foi escolhida por conta de sua localização. Além disso, ela levou em consideração “sua liderança histórica nas indústrias automobilística e aeroespacial”. A companhia ainda explica que estes aeroportos verticais foram feitos para serem flexíveis e podem se instalados em um curto prazo em casos de emergência.

carros voadores

eVTOL da SkyDrive (Foto: Divulgação/SkyDrive)

Em comunicado à imprensa, o fundador e presidente executivo da Urban-Air Port, Ricky Sandhu, disse que este se trata de um momento importante e um ponto de início de uma nova era de transporte, de emissões zero e de viagens sem congestionamento (entre dois locais ou dentro da cidade.

Desde o projeto, passando pela fabricação e agora em operação, a Urban-Air Port entregou o Air-One em apenas 15 meses, definindo o padrão de implantação globalmente e abrindo um mundo de possibilidades para a mobilidade aérea de resposta rápida.

O Air-One é apenas o primeiro modelo em nossa frota de infraestrutura e nossa carteira de pedidos não está apenas aberta, mas já crescendo. O interesse está se transformando em reconhecimento da necessidade de nossa tecnologia e em demanda. ”, disse Sandhu.

Planos para o futuro

E os planos da companhia são bastante ambiciosos. Ela espera que o Air One seja um exemplo para 200 aeroportos assim em todo o mundo. A inauguração deles aconteceria em até cinco anos.

Hoje, a Urban-Air Port já está desenvolvendo outros pontos do planeta. Sua carteira de pedidos conta com clientes do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, França e Alemanha, Escandinávia e o Sudeste Asiático.

Quando teremos carros voadores?

carros voadores

eVTOL da Eve (Foto: Divulgação/Eve/Embraer)

Os carros voadores são bastante conhecidos por conta de desenhos animados. Além de filmes de ficção cientifica. Mas os eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) podem se tornar realidade em breve. Diversas empresas trabalham no desenvolvimento de veículos assim. Uma das mais conhecidas é a Eve, uma subsidiária da Embraer.

Seu modelo será totalmente elétrico. As entregas começarão a ser feitas a partir de 2026. De acordo com dados da empresa, a carteira de pedidos subiu para 1.825 unidades. Elas irão para companhias de todo o mundo. Empresas como Supernal e SkyDrive também estão desenvolvendo veículos voadores.

Com informações de Yahoo 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA