Foi destaque: dono da Tesla compra Twitter e vira polêmica
Dono da Tesla compra Twitter por US$ 44 bilhões. Associação que defende livre expressão vê problemas e critica. Veja!
A rede social Twitter anunciou na última segunda-feira (25) que o conjunto das ações da companhia foi adquirido pelo empresário Elon Musk, fundador da empresa dono da Tesla. Já o comunicado oficial foi confirmado hoje (terça-feira, dia 26 de abril). Associação vê com maus olhos… Saiba detalhes a seguir.
Twitter se tornará uma companhia privada com a aquisição da rede social por Elon Musk, dono da Tesla
Em comunicado sobre a transação, foi anunciado que o negócio foi fechado por US$ 44 bilhões. Após a conclusão da negociação, o Twitter se tornará uma companhia privada, ou seja, sem oferta pública na bolsa de valores e sem outros acionistas.
Segundo Brett Taylor, presidente do Conselho do Twitter e diretor executivo da empresa Salesforce, o colegiado realizou uma “análise profunda e abrangente da proposta de Musk com foco nos valores, certeza e financiamento”. Ele acrescentou que essa decisão é a melhor para os atuais acionistas da plataforma.
Em sua conta na rede social, Musk afirmou:
“eu espero que até meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso o que significa liberdade de expressão”.
Em mensagens anteriores na plataforma, ele indicou como prioridades combater contas automatizadas (bots) atuando para divulgação massiva (spams) e autenticar os usuários humanos, embora não tenha detalhado o que isso significa.
Repercussão mundial: associação considera negociação um retrocesso para a rede social
Enquanto isso, a Free Press – associação da sociedade civil que atua com liberdade de expressão nos Estados Unidos – classificou o negócio como um “grande retrocesso para o Twitter”.
Segundo a diretora da entidade, Jéssica González, Musk não tem demonstrado a capacidade de responder às demandas e cobranças de autoridades e críticos.
Elon Musk
Elon Musk é diretor executivo das empresas Tesla, que fabrica carros elétricos, e SpaceX, que desenvolve tecnologias de viagens aeroespaciais. Além disso, possui participação em negócios de nanotecnologia e energia solar.
Musk já foi processado e condenado nos Estados Unidos por ter publicado um tuíte de conteúdo falso em 2018 sobre negociações envolvendo a Tesla. Ele também foi criticado por espalhar desinformação sobre a pandemia da covid-19, além de desafiar autoridades sobre medidas de combate à circulação do novo coronavírus.
Musk nasceu na cidade de Pretória, na África do Sul. Ele é filho de Errol Musk, um engenheiro que controlava metade de uma mina de esmeraldas na Zâmbia.
Via Agência Brasil (EBC)
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.