GM deve responder por problemas com motores 2.4 L; entenda o caso
A GM terá que responder a uma ação coletiva por conta de problemas em um motor 2.4L, que é oferecido em veículos do grupo. Veja!
O grupo General Motors é um dos maiores de todo o mundo e é formado por várias marcas conhecidas, como a própria. No entanto, ela está no centro de uma grande polêmica nos Estados Unidos. A GM terá que responder a uma ação coletiva por conta de problemas em um motor 2.4L, que é oferecido em veículos do grupo.
GM terá que responder a uma ação coletiva por conta de vazamento de óleo
A informação é do site especializado CarComplaInts e já vem chamando a atenção nos últimos dias. De acordo com o site, tal processo, que foi aberto no Tribunal de Michigan, diz que o rompimento das vedações principais da traseira de carros de três marcas (Buick, Chevrolet e GMC) podem causar vazamentos de óleo.
E o que pode ter está causando este problema? Simples! A falta da válvula de ventilação positiva do cárter (PCV) tradicional. Um item que está presente nos motores 2.4L. A substituição dele foi relatada por todas as pessoas que estão envolvidas na ação judicial.
De acordo com eles, o motor 2.4L Ecotec possuía apenas com um orifício físico de tamanho pequeno no coletor de admissão. Com o tempo, o tal orifício pode ficar entupido com água, iodo, sujeira e, até mesmo, neve. E é aqui onde mora o perigo.
A vedação principal traseira do propulsor do veículo pode ter falhas por conta da pressão do cárter. E aí causar um vazamento. Em casos mais extremos, o motor pode apresentar algumas falhas. A ação contra a GM ainda cita problemas mais sérios propulsor por conta de um selo principal traseira queimado.
Sem falar que a mesma inclui pessoas que compraram ou alugaram os seguintes modelos partir do dia 1º de abril de 2016.
- Buick Lacrosse = entre 2010 e 2016 (inclui modelos híbridos/e Assist)
- Buick Regal = 2011-2017
- Buick Verano = 2012-2017
- Chevrolet Captiva = 2010-2015
- Chevrolet Equinox = 2010-2017
- Chevrolet Malibu = 2013-2014
- GMC Terrain = 2010-2017
Sugestão da empresa
O CarComplaints diz ainda que a GM chegou a enviar um boletim com dicas para diagnosticar problemas em 2019. Trata-se do “Dica de diagnóstico para vazamento de óleo da parte traseira do motor após condução prolongadas em temperaturas frias abaixo de zero”. Tal documento diz que os motoristas podem falar sobre vazamentos de óleo.
“Alguns clientes podem comentar que um vazamento de óleo do motor apareceu enquanto dirigiam o veículo em temperaturas ambientes extremamente frias (geralmente 0°F / -17°C ou mais frias).
Alguns clientes também podem comentar que ouviram um único ruído ‘pop’ logo antes do vazamento de óleo começar.”, diz o documento.
Então, em dias frios, a marca sugere a limpeza do tubo/mangueiras da válvula de ventilação positiva do cárter. Foi sugerida também a verificação e a substituição das mangueiras e conexões PCV.
Mas vale prestar atenção que o documento não fala dos procedimentos que devem ser tomados em casos de vazamentos em dias quentes. Nem em vazamentos de vedação de óleo principal traseira citados acima.
Vale ressaltar que a ação ainda fala da não retirada dos veículos por parte da GM para reparos e do não aumento da garantia padrão. Ela fala dos direitos das pessoas afetadas
“Recuperação do preço de compra de seus veículos, compensação por pagamento indevido e diminuição do valor de seus veículos, despesas diretas e incidentais, devolução dos lucros injustamente derivados da GM e uma liminar obrigando a GM a substituir ou recolher e consertar os Veículos de Classe.”, diz
A marca ainda não se posicionou sobre o assunto. Bom, agora só resta esperar os próximos capítulos.
Com informações de CarComplaints/GM Authority
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.