Vencimentos do IPVA 2022 começam nesta segunda (25) no RS
IPVA 2022 começa a vencer hoje (25/04) no Rio Grande do Sul. Veja datas e detalhes para garantir descontos e ficar em dia !
Nesta segunda-feira (25) tem início a etapa final do calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deste ano (IPVA 2022) no Rio Grande do Sul (RS). Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo.
Veja datas, descontos e tudo sobre o IPVA 2022 para o Rio Grande do Sul
Em 2022, diferentemente de anos anteriores, todos os vencimentos vão ocorrer na última semana do mês de abril. Essa mudança garantiu um prazo extra para o motorista que é proprietário de veículo registrado no RS quitar o tributo.
O calendário de pagamento antecipado com descontos totais se encerrou no dia 31 de março. Quem optou pelo parcelamento do tributo, que teve a opção de ser realizado em até seis vezes a partir do mês de janeiro, segue normalmente com o calendário de parcelas, a serem quitadas até junho.
Confira as datas de pagamento de acordo com o final da placa:
Finais de placa 1 e 2 – 25/4
Finais de placa 3 e 4 – 26/4
Finais de placa 5 e 6 – 27/4
Finais de placa 7 e 8 – 28/4
Finais de placa 9 e 0 – 29/4
Atraso no pagamento acarreta multa
O contribuinte que não pagar o tributo até a data limite, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (se tiver direito), terá multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Após 60 dias em atraso, há a inscrição na dívida ativa e o débito sofre acréscimo de mais 5%.
Pix é a novidade para o pagamento do IPVA 2022 no RS
No IPVA 2022, a Secretaria de Estado da Fazenda do RS (Sefaz-RS) adotou o Pix como forma de pagamento. Basta ao cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA-RS, no qual será gerado o QR Code, sendo possível efetuar o pagamento em mais de 760 Instituições relacionadas.
Desconto do Bom Motorista
Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%.
Os descontos são de 10%, para quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos), e de 5%, para condutores sem multas depois de 1º de novembro de 2020 (um ano).
Desconto do Bom Cidadão
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.
O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais; de 3%, para quem tiver entre 100 a 149 notas; e de 1%, para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 16% da frota tributável terá direito ao benefício.
Aproveite e veja também: Evite penalidades – 5 atitudes no trânsito que geram multas
Como pagar o IPVA 2022 no RS
Estão obrigados ao pagamento do IPVA todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei – o que, segundo a Sefaz-RS, abrange 46,1% da frota circulante no Estado.
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar as taxa de licenciamento e as multas de trânsito.
O pagamento pode ser realizado presencialmente das agências bancárias ou pelo aplicativo e pelo internet banking dos bancos credenciados – Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (sendo que os dois últimos aceitam o pagamento somente de clientes) – além do Pix, o que abre a possibilidade de quitação do tributo a partir de qualquer instituição financeira.
Saiba quais são as alíquotas do IPVA no RS
- Automóveis e camionetas – 3%
- Motocicletas – 2%
- Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação – 1%
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.