Crescem os furtos de celular em carros de aplicativo: como se proteger
Veja como algumas práticas podem te ajudar a evitar roubos e assaltos no trânsito durante viagens em carros de aplicativo.
A rotina de crimes e insegurança ainda é um cenário comum nas grandes cidades brasileiras. Para método de comparação, de acordo com os dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), o percentual de roubos e furtos de celular cresceu 87% no Rio de Janeiro. Veja algumas dicas para se proteger seu aparelho dos furto em carros de aplicativo.
Celulares em foco: veja algumas medidas de segurança para evitar furto em carros de aplicativo
É frequente o número de casos de pessoas que relatam assaltos e roubos durante o trânsito nas grandes cidades. Durante congestionamentos, onde o veículo está preso no trânsito, criminosos, geralmente de moto, abordam vítimas desprevenidas e levam o que podem.
No Rio de Janeiro, por exemplo, um passageiro que estava a bordo de um carro de aplicativo durante uma corrida, foi assaltado enquanto voltava para casa.
O professor Alexandre Almeida, de 44 anos, foi uma das pessoas que vivenciaram de perto o momento de tensão.
Ele lembra que durante a viagem pegou o smartphone por alguns instantes apenas, quando foi surpreendido pelo assaltante na janela que anunciava o crime.
“Você não consegue nem saber quem foi, é tudo muito rápido. Demorei um pouco até a entender do que se tratava, embora ele tenha gritado “perdeu”, seguido de um xingamento.” Comentou Alexandre.
Para ele, o que chamou a atenção foi justamente a luz da tela do celular, porque a ação foi muito imediata.
Quem acredita que a ação é um caso isolado, está enganado. Geralmente, a prática acontece exatamente como relata Alexandre, de noite e de forma rápida.
Para método de comparação, de acordo com os mais recentes dados do Instituto de Segurança Pública, o ISP, o número de roubos e furtos de celular cresceu 87% no estado, ao comparar os dados do primeiro bimestre de 2021, com o mesmo período de 2022.
Entre os meses de janeiro e fevereiro desse ano, foram registradas 3.969 ocorrências dessa prática no estado, contra as 2.213 relatadas em 2021.
Algumas práticas podem aumentar a segurança durante as viagens em carros de aplicativo
Infelizmente, todos estão sujeitos a passar por ações como a que Alexandre passou. No entanto, adotar algumas práticas pode fazer com que as chances diminuam.
A primeira dica é se manter atento durante todo o trajeto. Nunca se distraia 100%, ou fique de fones de ouvido. A atenção pode evitar situações indesejadas.
Além disso, evite mexer no celular e deixar bolsas e quaisquer outros objetos de valor a mostra.
O ideal é manter os aparelhos eletrônicos guardados. Em casos de bolsas, malas e mochilas, dê preferência para deixá-los no chão do carro, onde a visibilidade de quem está do lado de fora é comprometida.
Outra dica importante é não andar com os vidros totalmente abertos. O ideal é mantê-los fechados e utilizar o ar-condicionado. Quando não for possível, não deixe os mesmos totalmente rebaixados. A prática torna quem está dentro do veículo mais vulnerável.
Por fim, em situações onde não é possível evitar o assalto, lembre-se de sempre manter a calma. O nervosismo nessas horas pode colocar a sua integridade física em risco.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.