Citroën Ami no Brasil: conheça carro elétrico que custa cerca de R$100/mês
Este simpático veículo é o Citroën Ami. O carro elétrico da montadora francesa é uma aposta da empresa para a área da mobilidade urbana.
Este simpático veículo que você está vendo nas fotos é o Citroën Ami. O carro elétrico compacto da montadora francesa é uma aposta da empresa para a área da mobilidade urbana. E ele possui alguns atributos interessantes. Sua praticidade para circular em centros urbanos é um deles. O fato dele não precisar de uma CNH também. Ah, ele foi flagrado no Brasil.
Tudo sobre o Citroën Ami
O compacto é um dos produtos eletrificados oferecidos pela marca na Europa. Este veículo foi lançado no ano de 2020. Ele é baseado no projeto Ami One Concept, mostrado no ano de 2019. O pequeno Citroën Ami possui algumas qualidades bastante interessantes.
Na Europa, as pessoas não precisam ter uma carteira de habilitação para dirigi-lo. Isso mesmo! A explicação é a seguinte: o veículo é considerado um quadriciclo. Ou seja, o condutor precisa ter apenas uma carteira específica para este tipo de veiculo. No Velho Continente, ela pode ser tirada por pessoas que tenham a partir de 14 anos.
Uma outra vantagem deste veículo é o fato dele ser bastante acessível. Este modelo já está a venda em várias partes da Europa. Na França, por exemplo o Ami está custando a partir de 7.390 euros. Entretanto, o modelo pode ser adquirido em um plano de aluguel.
No caso, o interessado irá pagar uma primeira parcela de 3.100 euros (um pouco mais de R$ 15 .600) e parcelas mensais de 19,99 euros (cerca de R$ 100). Fabricado no Marrocos, o Citroën Ami mede 2,41 m de comprimento, 1,52 m de altura e 1,39 m de largura.
Sua carroceria é feita de plástico. Já o design do carro elétrico é bastante interessante. Na dianteira, ele traz faróis redondos. Já o duplo chevron fica mais próximo ao para-brisa. Nesta região, você pode ver que o carro conta com as setas direcionais.
A área e o para-choque podem vir com protetores na cor preta. Enquanto isso, a traseira é praticamente uma cópia da parte dianteira. Claro, os faróis dianteiros são trocados pelos faróis vermelhos. Mas a região das setas e a do para-choque são idênticas. Ele está equipado com rodas de 14 polegadas.
Interior do carro elétrico da Citroën
O Citroën Ami mostra que é diferenciado até na hora do motorista e do passageiro entrar no carro. Elas abrem cada uma para uma direção diferente. O painel é bastante simples. Você não encontrará aqui alguns itens, como ar-condicionado e sistema de som. Mas você ele pode trazer espaços para colocar o smartphone. Além de alguns porta-obejtos.
Pensando em acessórios, o modelo pode vir com um gancho na porta, redes de porta, tapetes e entre outros. Agora, falando em conectividade, o proprietário poderá usar o aplicativo My Citroën, que é acessado por meio da caixa DAT@Mi.
Nele, é possível conferir algumas informações importantes do veículo (autonomia, tempo para chegar em 100% de carga e entre outros). Vale lembrar que a marca ainda oferece algumas opções de customização.
Ao todo, ele está sendo encontrado em nove configurações. Isso levando em conta que o My Ami Colour possui quatro kits de personalização.
Este quadríciclo tem espaço para duas pessoas. No entanto, na versão Cargo, o banco do motorista é substituído por prateleiras específicas para carga. A marca diz que esta versão possui capacidade para mais de 400 litros de carga e uma carga útil de 140 kg. Ou seja, além de ser um carro bom para andar na cidade, pode ser útil para empresas.
Conjunto mecânico
O pequeno Citroën Ami está equipado com um motor elétrico capaz de produzir uma potência máxima de 8,2 cv. Este carro pode atingir uma potência máxima de 45 km/h. Já a bateria de íons de lítio instalada neste carro tem capacidade de 5,5 kWh. Uma vantagem é que você pode recarregar o veículo usando uma tomada de 220V em 3 horas.
Sua autonomia é de 70 km. Ainda não há informações se este carro será vendido no Brasil. Ele chegou a ser citado por Vanessa Castanho, presidente da marca para a América Latina, durante o lançamento do e-Jumpy, mas não passou disso. Lembrando que a revista Quatro Rodas flagrou uma unidade em Pernambuco.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.