Reconheça sinais que indicam problemas na caixa de direção do carro
A caixa de direção do carro transfere o giro do volante às rodas. Qualquer diferença sentida ao dirigir, deve ser analisada. Saiba mais !
A caixa de direção do carro é responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterçá-las. Por isso, qualquer diferença sentida ao dirigir o seu veículo deve ser analisada imediatamente, pois pode ser sinal de problema sério, que pode causar acidentes.
Item de longa durabilidade – quase o mesmo tempo da vida útil do veículo – a caixa de direção exige alguns cuidados. Ela raramente apresenta algum defeito. Mas quando aparecem, as falhas demandam mão de obra especializada para fazer ajustes com precisão, o que costuma sair caro. Saiba reconhecer os sinais de problemas, para evitar estragos altos gastos.
Como funciona a caixa de direção do carro
A caixa de direção é um dispositivo que faz parte de um sistema combinado de peças e engrenagens, responsável por levar o movimento do volante para as rodas. Ela permite a entrada de fluido sobre pressão para uma de suas duas câmaras e auxilia na rotação das rodas reduzindo o esforço do condutor.
Existem quatro tipos de caixa de direção: hidráulica, mecânica, eletro-hidráulica e elétrica. O preço de um dispositivo novo é bastante variável. Para um popular Fiat Uno 1.0 com direção hidráulica, custa R$ 2.450. Para um modelo um pouco mais sofisticado, como um VW Golf 1.4 com direção elétrica, sai por mais de R$ 8.000.
E se o carro for importado, e com direção elétrica, pode ser muito mais caro do que isso. Dessa forma, a saída é ficar atento aos sinais. Os especialistas da corretora online Minuto Seguros nos ajudaram com as dicas a seguir.
Como saber se a caixa de direção está com problema
1 – Ruídos ao esterçar o carro
Em curvas mais acentuadas, caso você esteja esterçando o volante e ouça barulhos e ruídos mais finos, isso é um indício de problemas na caixa de direção. O volante não pode produzir nenhum tipo de barulho ao realizar essas manobras, ainda mais nos mecanismos mais modernos, como as direções hidráulicas e elétricas.
As direções manuais, mais firmes, com o passar do tempo até podem produzir um barulho devido ao fato de o mecanismo ser mais antigo. Porém, é recomendável que também se faça uma checagem para garantir que não há defeito.
Se a caixa de direção está com problemas e as rodas não conseguem ser esterçadas, acidentes graves podem acontecer.
Outros problemas denunciados pelos ruídos estão ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Veículos que são usados de forma muito intensa, como os de frotas de empresas, provavelmente irão apresentar alguma irregularidade mais cedo.
Mas, nesse caso, geralmente o problema não está na caixa de direção inteira, somente em alguma peça, que pode ser reparada de maneira mais simples e com um custo bem menor.
2 – Volante duro
Outro indício bem comum de problema é percebido ao fazer manobras, devido ao volante duro. Se o volante está muito rígido e você encontra dificuldades para fazer uma baliza, por exemplo, fica evidente que há algum problema. Este sinal é ainda mais preocupante quando se trata de direção hidráulica ou elétrica, que deveriam exigir menos esforço.
Quando isso acontece, é importante que o carro seja levado o quanto antes a um mecânico de confiança para analisar os sinais. Autorizadas e concessionárias são os lugares mais indicados para reparar esse tipo de problema.
Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro também pode ser atribuído a um problema na junta homocinética, peça que permite o carro a se movimentar com as rodas viradas. A junta também é responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.
3 – Vibração do volante
Um problema na caixa de direção pode causar tremedeiras no volante. Porém, as causas para isso podem ser diversas, como necessidade de alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar batido.
Até mesmo o coxim do motor pode causar vibrações no volante ou ruídos estranhos. Porém, neste caso os problemas vão além da tremedeira. Um exemplo claro é quando o carro está parado no semáforo e, ao arrancar, emite um barulho muito alto. O coxim do motor ou do câmbio pode estar desgastado e necessitando de reparos urgentes.
4 – Folga nas engrenagens
O problema mais comum é a caixa de direção sem assistência, também conhecida como folga nas engrenagens, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Esse não é um problema tão grave, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode trazer a solução em pouquíssimo tempo.
Mesmo sendo mais simples, não é qualquer mecânico que está apto a mexer na caixa de direção. Em alguns casos, quando somente uma peça apresenta defeito, o sistema precisa ser desmontado em sua totalidade, por isso, na hora da remontagem é preciso que tudo seja feito corretamente para não ocasionar outros problemas.
A mão de obra desse tipo de serviço costuma ser mais cara, pois não é qualquer profissional que se arrisca a mexer na caixa de direção de veículos, ainda mais os importados e com peças mais delicadas.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.