O projeto de lei nº 673/2022, em tramitação no Senado Federal, propõe incluir como equipamento obrigatório nos veículos fabricados no País o sensor de colisão lateral. Mais conhecido como sensor de ponto cego, o equipamento permite a identificação de objetos – como carros, bicicletas e pedestres – que estejam ao redor do veículo numa situação em que o motorista tenha a visão bloqueada. Veja em detalhes.
Saiba mais sobre a proposta da obrigatoriedade do dispositivo veicular no Brasil
A autora do PL, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), argumenta que a proposta visa à diminuição dos acidentes de trânsito e que o equipamento não causará impactos significativos nos preços dos automóveis.
Seja no tráfego intenso das cidades ou em velocidades mais altas, como em estradas e rodovias, as manobras de ultrapassagem e mudança de faixa exigem atenção redobrada do motorista para evitar acidentes. As colunas traseiras dos veículos, os encostos de bancos e outras partes da própria estrutura dos carros geram pontos cegos.
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Mesmo com o ajuste correto dos espelhos retrovisores e a adoção de uma posição correta ao volante, os riscos de acidentes ainda são grandes nessas situações.
Veja como funciona o sensor de ponto cego
O sensor de ponto cego é o dispositivo que busca auxiliar o motorista na identificação de veículos ou pedestres nas laterais traseiras do carro, dentro do campo limitado ou de obstrução da visão.
O dispositivo funciona basicamente por sensores de pulsos ultrassônicos ou radares de proximidade. Tais sensores emitem ondas em todas as direções e, ao receber retorno, informam aos sistemas eletrônicos para processamento e acionamento dos alertas ao motorista.
Alguns sistemas conseguem realizar não apenas a identificação de objetos no entorno do veículo, como também são capazes de considerar a velocidade e a proximidade entre os veículos ou entre veículo e pedestre, bicicleta ou outro objeto.
Ao analisar essas variáveis, o equipamento alerta o motorista – mas somente em casos em que haja risco iminente para a mudança de faixa.
Sistemas mais sofisticados incluem câmeras auxiliares controladas por software de reconhecimento de elementos no exterior do carro – como pessoas, veículos ou objetos –, sendo capaz de diferenciá-los e avisar o motorista quando necessário.
Esse aviso pode ser dado tanto por meio de luzes de LED instaladas nos retrovisores externos como por luzes no painel ou na coluna traseira do veículo.