Fábrica da VW em Taubaté volta com segundo turno em 4 de abril
Volkswagen retoma na segunda-feira (4) o segundo turno de produção em Taubaté (SP), que estava suspenso por conta da falta de semicondutores.
A Volkswagen planeja retomar na próxima segunda-feira (04/04) o segundo turno de produção na fábrica de Taubaté (SP), que estava suspenso desde 3 de fevereiro por conta da falta de semicondutores. Cerca de 800 funcionários devem retornar ao trabalho, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). A suspensão do turno tinha previsão inicial de até cinco meses.
Fábrica da Volkswagen Taubaté retoma segundo turno depois de paralisação de 1 mês
Nesse período de dois meses em que adotou o layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho), a montadora aproveitou para realizar adequações na linha de produção, visando à implantação da plataforma Modular Transverse Matrix (MQB).
A plataforma permite a produção de novos modelos – como o Polo Track, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2023 saído da fábrica de Taubaté – e a redução do tempo para produzir os veículos. O investimento faz parte do pacote de R$ 7 bilhões anunciado pela Volkswagen, em novembro passado, para a modernização de suas plantas na América Latina.
Expectativa de mais emprego
O layoff havia sido iniciado no dia 4 de fevereiro, após o encerramento do período de 30 dias de férias coletivas para os metalúrgicos da montadora. A medida de flexibililzação estava prevista num acordo firmado em setembro de 2020, que viabilizou os novos investimentos na planta de Taubaté e prevê estabilidade no emprego até 2025.
A expectativa do Sindmetau é de que o investimento que está sendo realizado resulte na retomada do terceiro turno de trabalho, o que pode gerar mais 1.200 empregos diretos e outros mil indiretos. Os atuais dois turnos de produção empregam cerca de 3 mil trabalhadores dentro da fábrica.
Para o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o retorno dos trabalhadores mostra uma reação no mercado. “Nossa expectativa é de que essa reação ocorra em todo o setor industrial e que os trabalhadores brasileiros possam retomar suas vidas”, afirma.
Fábrica em Taubaté é estratégica para a Volkswagen
Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, a fábrica de Taubaté é uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo, em termos de tecnologia, e é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Localizada na região do Vale do Paraíba, entre as duas maiores cidade do País (São Paulo e Rio de Janeiro), a fábrica tem área total de 3,6 milhões m² e 396 mil m² de área construída.
A fábrica em Taubaté iniciou suas atividades com a produção de peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, a planta começou oficialmente a produção de veículos, com a montagem em série do Passat.
Mas foi em 1980 que Taubaté se tornou estratégica para a Volkswagen, com o início da produção do Gol Geração I com motor 1.3.
Ao longo dos anos, a Volkswagen de Taubaté passou por processos de completa atualização tecnológica. Como no início dos anos 90, com a chegada dos primeiros robôs para a produção do Gol Geração II, e no biênio 2007/2008, que marca o início da linha de montagem dos modelos Novo Gol e Voyage.
Em 2012, houve a inauguração do novo e moderno processo de pintura à base d’água, que utiliza 110 robôs para tornar a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Ela estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, pois torna o processo produtivo mais sustentável – permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água, em comparação a um processo de pintura convencional.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.