Comparativo de SUVs médios: VW Taos x Jeep Compass x Tiggo 7
Veja quais dos SUVs médios tem melhor relação custo benefício. Confira o comparativo entre Jeep Compass, VW Taos e Tiggo 7 Pro.
A ascensão dos SUVs é nítida ao compararmos os carros mais vendidos dos últimos tempos com o ranking de anos atrás. No entanto, em um comparativo entre SUVs médios, como VW Taos, Jeep Compass, e Tiggo 7, quem leva a melhor? Confira!
Em um comparativo, qual SUV médio leva a melhor: Jeep Compass, VW Taos ou Tiggo 7?
A procura por SUVs tem crescido nos últimos anos, tendo em vista a boa proposta dos utilitários esportivos, que são capazes de entregar mais conforto, espaço interno, motorização mais potente e outros atributos. No entanto, entre os veículos mais vendidos dessa categoria, qual SUV é o melhor?
A pergunta pode ser um tanto quanto complicada de responder, tendo em vista que fatores como gosto pessoal, predileção por marca e outras questões podem interferir na resposta.
No entanto, para te ajudar a escolher, o Garagem360 elencou os principais fatores de cada um dos três modelos citados, como preços, motorização, desempenho e lista de principais equipamentos, confira!
VW Taos: SUV médio alemão conta com bom nível de conectividade
Os lançamentos da Volkswagen apostam um uma nova linguagem de design da marca, bem como em um bom nível de conectividade, e com o Taos não é diferente.
Sobre os preços, o modelo está disponível em apenas duas versões, a Comfortline, e a topo de linha, Highline, que pode ser comprada por R$ 204.900.
O carro conta com motor 250 TSI, 1.4 litros, que gera até 150 cv de potência e tem 25,5 kgf,m de torque. Aliado ao motor, está a transmissão automática de seis velocidades. A velocidade máxima é de 194 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,3 segundos.
No quesito dimensão, ele tem 4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 2.097 de largura e altura de 1.626 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 498 litros, e as rodas são de 18”.
Sobre os equipamentos de série, a versão topo de linha do SUV da montadora alemã conta com: controle adaptativo de velocidade e distância; frenagem autônoma de emergência; sistema de alarme anti-furto com comando remoto, isofix, e 6 airbags.
Assistente para partida em subida, assistente traseiro de saída de vaga; controle eletrônico de tração e estabilidade; detector de fadiga, pedestre e ponto-cego, também auxiliam a segurança.
Além disso, estão inclusos 8 alto-falantes; ar-condicionado “Climatronic” com ajuste de temperatura de 2 zonas; câmera de ré; carregamento de celular por indução e saída traseira do ar-condicionado.
A configuração Highline também apresenta espelho retrovisor interno antiofuscante automático; faixa de luz de LED na grade frontal; faróis com sistema de iluminação IQ-LIGHT e freio de estacionamento eletromecânico.
A versão topo de linha também conta com painel de instrumentos digital programável 10,25″; sistema multimídia “VW Play” tela de 10″ com resolução HD+, sistema Start-Stop e volante multifuncional em couro com shift paddles.
Jeep Compass: SUV médio mais vendido de 2021 vale o investimento?
Outro modelo destaque entre os SUVs médios é o Jeep Compass, o carro mais vendido em 2021 em sua categoria.
Em sua versão Limited T270, a mais vendida da linha, o SUV da montadora pode ser comprado por R$ 188.767.
O motor que equipa o modelo gera potência de 180/185 cv e torque de 27,5 kgf,m. Nesse caso, a transmissão também é automática de seis marchas. A velocidade máxima é de 203,5 km/h com gasolina e 206 km/h com etanol. Já o de 0 a 100 km/h é feito em 9,8/9,4 segundos.
Sobre os tamanhos e capacidades, o carro tem 4.404 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.665 mm de altura e 2.636 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 476 litros e as rodas são de 19”.
Sobre os equipamentos que compõem a versão, eles são: ABS; acendimento automático dos faróis; Adventure Intelligence; Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio e ar condicionado automático dual zone.
O Compass também tem banco do motorista com regulagem de altura e elétrico; central multimídia de 10,1” e chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros.
Além disso, o carro conta com controle de tração e estabilidade e anti capotamento; câmera de estacionamento traseira; faróis Full LED com assinatura em LED; Jeep Traction Control+; limitador de velocidade e painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25″.
A configuração conta ainda com Panic break assist; piloto automático; sensor de chuva e de estacionamento; sete airbags; sistema Auto Hold; sistema Start&Stop; Park Assist; GPS; sistema de áudio com 6 alto falantes; USB e Bluetooth e carregador do celular por Indução.
Tiggo 7 Pro: modelo também conta com atributos que valem a consideração na categoria de SUVs médios
No caso do Caoa Chery Tiggo 7 Pro, o carro tem preço de R$ 193.790. Ele tem embaixo do capo um motor 1.6 litros turbo que gera 187 cv de potência e 28 kgf,m de torque. Ele trabalha em conjunto com a transmissão automática de 7 velocidades.
Sobre as capacidades do modelo, ele tem 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.670 mm de entre-eixos. O volume do porta-malas é de 475 litros e as rodas são de 18”.
O pacote de equipamentos do modelo também é bem completo e possui faróis Full LED; chave presencial; partida remota do motor; alavanca de câmbio tipo Joystick; carregador de celular Wireless; painel de instrumentos digital em tela colorida de LCD/TFT de 12,3″; multimídia de 10,25″ com Android Auto e Apple Car Play, bluetooth, e câmera 360°.
Ele também possui sistema de monitoramento de ponto cego; alerta de tráfego cruzado traseiro; alarme de colisão traseira; ar condicionado dual zone; volante multifuncional; piloto automático; banco motorista e passageiro com ajuste elétrico e teto panorâmico.
O Caoa Tiggo 7 Pro também apresenta assistente de partida em rampa; assistente de descida; sistema de som com 6 alto-falantes e teto solar panorâmico.
Qual dos SUVs médios levou a melhor?
Como mencionado, a decisão final depende do que cada interessado tem como prioridade em um veículo. No entanto, levando em consideração o espaço interno, conjunto mecânico, e lista de equipamentos, no comparativo atual, o SUV médio VW Taos ganha a disputa por apresentar melhor relação de custo benefício.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.