Crise da Uber: motivo pode ser baixo número de motoristas para cada passageiro

De acordo com dados da agência Elite Motoristas, até o final de 2021, a quantidade de motoristas ativos da Uber era de 556 mil na cidade de São Paulo *. Pode parecer muito, mas na verdade não é. Isso porque se formos considerar a cidade de São Paulo (SP), a média, conforme o mesmo levantamento e o mesmo período, é de aproximadamente 1 motorista para 22 passageiros que buscam por uma corrida.

Esses referenciais podem explicar a demora e o cancelamento de corridas – ocasionados também pelas taxas do app e pela alta corrente dos combustíveis. Saiba mais.

Crise da Uber: motivo pode ser baixo número de motoristas para cada passageiro

(Foto: Freepik)

Crise da Uber: motoristas em falta e casos no Procon

Ter apenas 1 motorista para mais de 20 usuários (em SP – capital) também ocasiona problemas para a Uber. Por exemplo, alguns casos que chegaram a parar no Procon – SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), além de órgãos de defesa de outros Estados.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Tempo de espera e excesso de cancelamentos

O excesso de cancelamentos e tempo muito grande de espera por uma corrida desde meados de 2021 são os dois maiores problemas que a empresa enfrenta – tanto na cidade de São Paulo como em outras regiões do Brasil. De acordo com a Elite Motoristas, a crise da Uber pode ter como um dos motivos o baixo número de motorista para os usuários que necessitam do serviço.

Além disso, quem trabalha com o transporte por app explica estes problemas com o baixo valor repassado pela empresa somado ao alto preço dos combustíveis.

Os motoristas do app também alegam que, desde 2014 (quando a Uber adentrou no Brasil), os combustíveis aumentam, outras despesas idem. As tarifas pagas por estes motoristas à empresa também aumentam desde então.

Dessa forma, motoristas alegam cancelar corridas, a fim de evitar prejuízos. E, como resultado, os passageiros acabam esperando muito tempo para conseguirem embarcar.

Motorista consegue na justiça reverter descadastramento na Uberdas, o recurso Prioridade

(Foto: Freepiik)

Por fim, conforme a Elite Motoristas, a situação não tende a melhorar e até pior agora em 2022 – haja vista que muitos motoristas decidiram abandonar este tipo de trabalho e passageiros estão, novamente, optando por táxi ou mesmo transporte público – de acordo com matérias já divulgadas aqui no Garagem360.

Serviços interessantes da Uber que podem facilitar o seu dia a dia

Foto: Uber

*A reportagem procurou a Assessoria de Comunicação da Uber no dia 17/03/2022 para confirmação e atualização dos dados citados. Até o momento não houve resposta.

Com informações de Elite Motoristas 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA