Veja 5 truques das montadoras para seu carro consumir menos

As marcas acabam realizando certas mudanças nos veículos para diminuir o consumo. Veja 5 truques da montadoras para seu carro consumir menos. 

Na última semana, a Petrobrás anunciou reajustes nos valores médios dos combustíveis. E isso acaba deixando os motoristas preocupados. E é pensando justamente em diminuir o gasto com combustível que algumas marcas acabam realizando certas mudanças nos veículos. Veja aqui  5 truques da montadoras para seu carro consumir menos.

5 truques das montadoras para seu carro consumir menos

Veja como as marcas se preocupam em deixar seus veículos mais econômicos (Foto: Pixabay.com)

Uma seleção com 5 truques das montadoras para seu carro consumir menos

A alta dos combustíveis é um problema que os brasileiros vem sofrendo desde o ano passado. Desta vez, a alta atingiu os preços da gasolina e do diesel. Neste caso, os preços pularam para R$ 3,86 e R$ 4,51, respectivamente. Aqui você verá o que as marcas fazem para que seus carros consigam bons números de consumo.

5 truques das montadoras para seu carro consumir menos

1) Alternador inteligente

Foto: Divulgação/Renault

Começamos falando de um sistema muito parecido com carros de Fórmula 1. O alternador normalmente é usado para produzir energia para a bateria. Mas você já ouviu falar de um alternador inteligente? Este equipamento, que pode ser encontrado em carros da Renault, funciona como se fosse um regenerador de energia.

No caso, o alternador faz o trabalho de recuperação de energia quando o pé do condutor não tiver no acelerador. Nesta situação, o motor ainda continua rodando. A energia recuperada é enviada para a bateria, que faz o seu trabalho de aumentar a carga. Tudo isso é feito sem o uso de combustível.

2) Câmbio

Foto: Pixabay.com

O modo que dirigimos também interfere no consumo de combustível. Uma atitude que causa uma excessiva perda de tempo é alongar as marchas do câmbio. E algumas marcas fazem justamente isso. Mas pensando em diminuir o consumo.

No caso, carros, como o Fiat Mille, tiveram a última marcha alongada. Na época, o modelo usava o motor 1.0 Fire. Isso também aconteceu com alguns carros da VW. Dentre eles, podemos citar o VW Gol Ecomotion.

3) Grade

Outro truque utilizado pelos marcas tem a ver com a grade dianteira.  Alguns modelos, como a Chevrolet Spin, estão equipados com um sistema de grade ativa. Normalmente, a parte frontal do carro é aberta para a entrada de ar. Agora, nos veículos que possuem este equipamento, ela abre e fecha de forma automática.

E esta dinâmica depende da velocidade do veículo. Além da temperatura do sistema de arrefecimento. Este sistema faz com que o carro tenha melhoras na aerodinâmica e melhoras no consumo.

4) Pneus

Foto: Divulgação/Chevrolet

Os pneus também entram para nossa lista com 5 truques das montadoras para seu carro consumir menos. Diversas marcas instalam em seus carros pneus verdes. Eles também podem ser úteis para economizar combustível. Este possuem uma resistência à rolagem menor que os pneus tradicionais.

E eles também possuem um outro ponto positivo importante. Os pneus verdes não perdem aderência quando pisam em

5) Start-Stop

Foto: Divulgação/Chevrolet

Por fim, falaremos de um equipamento cada vez mais presente no mercado. Estamos falando do sistema Start-Stop. Este equipamento se faz bastante importante para aquelas pessoas que enfrentam o trânsito das grandes cidades. Este item faz com que o motor desligue quando o carro para.

Ele será novamente quando o motorista tirar o pé do pedal do acelerador. Seu principal objetivo é justamente tornar o carro mais econômico. Estima-se que ele pode gerar até 15% de economia.

Com informações de UOL Carros

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA