Conflito entre Rússia e Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil? Fomos apurar

Com o entre Rússia e Ucrânia os preços dos combustíveis no Brasil podem subir? Fomos apurar, veja aqui o que especialistas falam

Com o atual conflito entre Rússia e Ucrânia, uma dúvida, entre muitas, paira entre os brasileiros: a situação no Leste Europeu pode afetar os preços dos combustíveis no Brasil? O Garagem360 consultou fontes e traz alguns cenários.

o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil

Ilustrativa  (Foto: Roque de Sá / Agência Senado)

A guerra Rússia x Ucrânia pode afetar o preço dos combustíveis no Brasil? Saiba aqui

De acordo com informações do New York Times,  o preço do barril de petróleo chegou a US$ 103.78, já na última quinta-feira (24/02). O jornal considera que essa é a primeira vez em 8 anos que o preço passa dos US$ 100, ou seja, desde o ano de 2014.

Consultamos informações da Petrobrás e de acordo, por exemplo, com o diretor executivo de Comercialização e Logística da Petrobrás, com a alta e disparada do petróleo, existe uma preocupação no Brasil, tanto com os pelos quando com a disponibilidade dele – o que pode resultar na falta.

De acordo com Mastella, a Petrobrás já está intensivamente monitorando o conflito entre Rússia e a Ucrânia sob este aspecto. Até o momento, de acordo com o diretor executivo não há, ainda, impactos na segurança de atendimento aos clientes no Brasil – que são abastecidos por refinarias nacionais e com a exportação de outras regiões do mundo também e não apenas de onde o conflito está ocorrendo.

Petrobras anuncia aumento para os combustíveis

(Foto: Divulgação) Petrobras e agência Brasil 61

A questão dos preços no Brasil: professor analisa

Já quanto aos preços, Mastella diz em notas oficiais que pode haver impactos, sim, nos preços dos combustíveis no Brasil e no mercado mundial.

Enquanto isso, para em entrevista publicada pelos colegas do Brasil 61, o  professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Antônio Jorge Ramalho, analisa que o confronto Rússia X Ucrânia podem acabar por pressionar uma onda inflacionária no Brasil, além de outros países.

“O petróleo já disparou. Não há dúvida de que haverá uma elevação nos preços dos alimentos e dos combustíveis. O preço dos alimentos, o preço da proteína vegetal, da proteína animal – que depende fortemente das rações preparadas -, tudo isso vai impactar na nossa economia, vai criar uma pressão inflacionária, vai provavelmente obrigar os bancos centrais a elevarem ainda mais rapidamente suas taxas de juros”, explicou Ramalho

Afinal, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil

(Foto: Erik Mclean/Unsplash.com)

“E aquela inflação, que vinha resiliente, ainda muito influenciada pelos gargalos criados pela retomadas das economias no pós-covid, agora sofre um outro choque externo bastante importante.”, completou o professor para o Brasil 61.

 

Afinal, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil

Refinaria (Foto: Petrobras)

Com informações do New York Times, Petrobrás e Brasil 61  

Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA