Boletos falsos do IPVA 2022 circulam em vários estados; veja como não cair no golpe

Golpe do boleto falso do IPVA: como identificar a fraude e não cair na armadilha. Veja as instruções e as dicas dos procedimentos corretos

Boletos falso de tributos não são novidades, mas esse tipo de golpe agora chegou ao IPVA 2022. O alerta foi feito depois de vítimas do boleto falso do IPVA abrirem queixa no Distrito Federal (DF). Desde então, as autoridades vêm percebendo que o fato anda ocorrendo em outras regiões do País. Assim, veja como não cair nessa armadilha.

Golpe do boleto falso do IPVA: como identificar a fraude

Foto: Terra

Golpe do boleto falso do IPVA: como identificar a fraude

De acordo com o site FDR, boletos falsos com a cobrança do tributos estão sendo enviados por e-mail, WhatsApp e até SMS. Além disso, as guias falsas oferecem descontos bem atrativos para os contribuintes, a fim de as vítimas caírem no golpes. Os criminosos criam ainda sites fraudulentos, em que senhas fornecidas pelos cidadãos podem ser usadas para acessar contas correntes e cartões de crédito.

As mensagens são enviadas pelos criminosos com  links suspeitos, que contêm vírus e meios para clonar WhatsApp.  

De acordo com o Detran, como alertado pelo FDR: nem as secretarias estaduais de fazenda, que são os órgãos responsáveis pelo IPVA, enviam boletos ou oportunidades de desconto por WhatApp, e-mail ou SMS. Apenas os boletos físicos são enviados pelo correio e, em alguns estados, apenas a versão eletrônica, emitida pelo próprio contribuinte, está disponível.

Como se proteger do "golpe das autoescolas" para tirar ou renovar a CNH

(Ilustrativa)

Como pagar o IPVA

Para pagar o IPVA é preciso se dirigir aos bancos credenciados. Ainda é possível efetuar o pagamento por caixa eletrônico, internet banking e aplicativo – apenas informando o Renavam do veículo. Em alguns estados, como no Rio Grande do Sul, o pagamento do imposto pode ser feito por PIX também.

Mas, é importante apenas pagar o boleto obtido por meio de sites oficiais, como o do Detran. No caso do PIX, também consulte o Detran do seu estado.

Golpe do boleto falso do IPVA: como identificar a fraude

(Foto: Detran)

Vale ressaltar que para cobrar o tributo, o Estado avalia o preço de mercado do automóvel. A quantia é calculada sobre o valor venal do veículo, que pode variar entre 1,5% até 4%. Para determinar o preço de mercado o governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

 

Com informações do site FDR e da Creditas

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA