Fábrica da Toyota começará exportação de motores para América do Norte

Fábrica da Toyota começará exportação de motores para América do Norte e para isso algumas linhas terão operação de 24 h dia

A Fábrica da Toyota, em Porto Feliz (SP) irá produzir propulsores destinados ao mercado norte-americano, a partir do próximo mês de setembro. De acordo com a montadora, é um passo importante para fortalecer o compromisso da marca com seu crescimento sustentável e a expansão da presença da subsidiária brasileira na região.

Fábrica da Toyota começará exportação de motores para América do do Norte

Fábrica Toyota ( Reprodução / Automotivebusiness )

Fábrica da Toyota em SP irá fornecer 45.600 motores por ano

De acordo com a montadora, inicialmente, a planta do interior paulista será responsável pelo fornecimento de 45.600 motores 2.0L por ano para a Toyota daquela região. Com essa iniciativa, a moderna e primeira fábrica de propulsores da Toyota na América Latina e Caribe tem como missão suprir a alta demanda de veículos daquele mercado.

Após ser submetidos a longas baterias de testes, os propulsores produzidos no Brasil foram certificados por sua durabilidade, eficiência e controle de emissões.

“Estamos iniciando um novo e importante ciclo nas operações de Porto Feliz. Com a exportação de motores para o mercado norte-americano, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável da Toyota, contribuindo para que o Brasil seja uma base sólida de exportações. Esse novo passo contribui para equilibrar a dificuldade de operação no Brasil, onde ainda lutamos por mais previsibilidade e melhores condições de negócios”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Novo Toyota Yaris fica mais caro

Novo Toyota Yaris (Foto: Divulgação)

Unidade de Porto Feliz passará a operar 24 horas por dia

Assim, para atender a essa nova demanda, a unidade de Porto Feliz passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas. Para isso, a empresa já abriu processo seletivo para o preenchimento de 150 postos de trabalho diretos, aumentando a força de trabalho para 540 pessoas na unidade.

Os motores “made in Brazil” para o território americano fará com que a fábrica de Porto Feliz aumente sua produção mensal das atuais 13 mil unidades para quase 17 mil.

Fábrica da Toyota em Porto-Feliz-SP (Foto: Divulgação/Toyota)

Ciclo de investimentos em Porto Feliz

Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a fábrica segue o mesmo conceito de ecofactory utilizado na unidade de Sorocaba, SP. O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

Por meio de iniciativas desenvolvidas na planta, Porto Feliz vem reduzindo significativamente seus impactos, o que lhe rendeu o reconhecimento global como uma das plantas de motores mais limpas da Toyota Motor Company no mundo.

Em 2018, Porto Feliz recebeu um novo aporte, de R$ 510 milhões, para a expansão e modernização das instalações para a produção do motor 2.0L Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA. Após sua atualização, a planta tornou-se um marco na operação latino-americana da Toyota, pois reúne atributos das plantas mais modernas, produtivas e sustentáveis da companhia em todo o mundo.

Toyota Etios (Foto: Toyota)

Você pode se interessar também: 4 motivos para não comprar um VW T-Cross

Alto nível de automação

Com alto nível de automação, Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA. Além da nova plataforma, também são produzidos propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, para os modelos Yaris e Etios, tanto hatch quanto sedã.

Com a possibilidade de entregar ao mercado veículos 100% fabricados no Brasil, a Toyota foi capaz de desenvolver seu crescimento e expandir a presença na Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, entre outros países da América Latina e Caribe.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA